Voltar ao Início

 

 Na época que antecede a reprodução as aves manifestam determinados comportamentos para comunicarem e chamarem a atenção de outro animal semelhante, mas do sexo oposto. 
   Ao conjunto de comportamentos que os animais manifestam antes, durante e após o acasalamento chama-se parada nupcial.
   Nas aves esses comportamentos são muito frequentes e conhecidos. É vulgar a expressão "parecem dois pombinhos" que significa exactamente a parada nupcial do pombo.
   O canto das aves é bem conhecido e apreciados pela raça humana mas, a sua função não em nada a ver com a nossa existência. As aves cantam muito existe até o grupo das aves canoras mas o mesmo se passa com outros animais como sejam os grilos.
   Algumas aves fazem exibições muito elaboradas e é conhecido da quase todos a exibição do peru e também a forma como o pavão exibe as suas penas coloridas. Também frequentes entre as aves são a execução de bailados e a oferta da presentes coloridos ou de alimentos às fêmeas. 
   As aves são muito "amorosas" e não faltam formas de os machos mostrarem às fêmeas o seu interesse, a sua habilidade e a sua beleza. Muitas vezes o entusiasmo é tanto que leva a que os machos lutem entre si.
    Um dos casos mais conhecidos de paradas nupciais é o caso do mergulhão-de-crista.
    O macho, quando descobre uma fêmea mergulha, nada rapidamente e aparece à frente dela, na vertical exibindo-se. Depois da descoberta e exibição, os mergulhões saúdam-se movendo a cabeça para ou lado e para o outro. Seguidamente, tratam das penas.

   Depois, afastam-se um do outro emitindo sons. Mergulham e regressam à superfície com plantas aquáticas nos bicos. Nadam rapidamente um em direcção ao outro, ficam um em frente ao outro na vertical, batem com os pés na água e agitam as cabeças. Deitam fora as plantas e a cerimónia repete-se só depois se dando o acasalamento.

Imagens sobre a parada nupcial