Voltar ao Início


   A temperatura, a humidade e a luz são os principais factores do ambiente que influenciam o comportamento dos animais e nomeadamente das aves.
   A influencia da temperatura é observável na abundância de penas e por vezes pela existência de uma camada de gordura que protege as aves do frio. Essa camada de gordura subcutânea (debaixo da pele), dá um grande isolamento térmico por exemplo no pinguim.
Na estação fria, quando existem poucos alimentos, muitas aves, vão para regiões onde as condições sejam mais favoráveis. Aí ficam durante algum tempo, regressando depois ao local de origem quando o Inverno acaba. Estas viagens repetem-se todos os anos e chamam-se migrações. A cegonha, a andorinha, o cuco, etc. são aves migradoras.
Na imagem ao lado está a rota de migração da cegonha branca com o local onde passa o Verão e o local onde passa o Inverno.

   A luz tem uma importância tão grande como a temperatura e a humidade. Além de influenciar a formação da vitamina D indispensável para a boa constituição do esqueleto, influência também a reprodução e as migrações das aves.
   A luz também determina a actividade de muitas aves que só entram em actividade durante a noite - aves nocturnas.