Voltar ao Início

As Aves, Livraria Civilização Editora, 1982

É um livro um pouco ultrapassado que eu comprei em saldo. Não tem fotografias mas tem um grande número de ilustrações. Não trata espécie a espécie mas sim as ordens. É dos poucos aqui indicados que não tratam exclusivamente das aves da Europa.

Everett, Mike, Guia Das Aves, Editorial Estampa, 1985

É também um livro que gosto bastante. Tem fotografias, muitas ilustrações, trata bastantes espécies e tem algumas particularidades como seja a jardinagem e a construção de abrigos e comedouros. Trata as principais espécies europeias dedicando uma página bastante generosa a cada uma delas.Comprem.

Carlson, Kevin eChristine, À Descoberta das Aves de Portugal, Lello & Irmão Editores1994

É o segundo maior livro (a seguir ao Grande livro das  aves) e é seguramente o mais caro. Ficara perto de uma dezena de contos. A qualidade das fotografias e do papel não é a mesma de outros livros aqui apresentados, mas, são fotografias das aves de Portugal. Tem mesmo dicas sobre como fotografar aves. Assume-se como uma introdução e não como um guia

Bruun, Bertel e outros, Aves de Portugal e Europa, FAPAS, 1995

Este é um guia do FAPAS, Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens. É um livro de bolso, 11,5x19cm com protecção plástica na capa. Tem muitas ilustrações e a organização em ordens e famílias é bastante prática. Tem uma enorme lista de nomes científicos. Penso que trata muitas espécies que não são observáveis em Portugal. 

 

Gooders, John, Guia de Campo das Aves de Portugal e da Europa, Temas e Debates, 1996

É um livro mais pesado que o anterior mas com uma organização diferente. Uma página para cada espécie, com uma ficha bastante completa desde a identificação à reprodução. Tem uma introdução bastante completa sobre a observação de aves.

 

O Grande Livro das Aves, Verbo Juvenil, 1969

Enciclopédia Visual Aves, Verbo, 1995
Oiseaux Chanteur, Grund, Paris,1980

Foi dos primeiros livros que comprei sobre aves. Está em francês e já encontrei também uma versão em espanhol , português é que não! Fala de aves cantoras da Europa, principalmente de pássaros. As ilustrações são muito boas e tem um texto bastante extenso sobre cada espécie embora não tenha uma ficha sobre a elas.

Oiseaux Migrateurs, Grund, Paris,1989

Se desfolharmos este livro, ficamos admirados com a quantidade de aves que migra. Desde as mais pequenas às mais corpulentas, percorrem milhares de quilómetros ano após ano. Assim, conseguem ser admiradas em duas zonas diferentes do globo. Em língua francesa trata quase exclusivamente das aves que migram entre a Europa e a África.

Nicolai, Jurgen, Aves Canoras, Everest Editora, 1999

É um livro muito recente (comprei-o em Agosto de 2000). Só lhe falta cantar. Tem fotografias lindíssimas com muita qualidade no papel. Neste livro todo o esplendor das aves é posto em evidência pelas imagens. Não é barato mas não sei como consegui viver sem ele até agora. Passo horas a desfolhá-lo.  Está organizado por regimes alimentares e considero que é bom para principiantes e para os mais apaixonados também.

Nicolai, Jurgen, Aves de Rapina, Everest Editora, 1999

Tudo o que disse para o vivro das "Aves Canoras" serve para este livro específico sobre aves de rapina. 175 fotografias e 29 ilustrações são para mim o mais importante. Ainda não tive tempo para o explorar bem visto que o comprei em Setembro de 2000.

 

 

O Meu Primeiro Livro De Aves, Secretaria de Estado do Ambiente, 1984

"As aves são uma das maravilhas da natureza" assim começa este pequeno livro sobre as aves.
Penso que é um livro para crianças e jovens. São poucos as espécies tratadas e as ilustrações são acompanhadas por um simples parágrafo.

Guia das Aves  Mais Comuns, Montemor-o-Velho, Paúl do Taipal, Edições Torre de Menagem, 1992 

É uma pequena edição mas que me foi enviada pelo presidente do Clube Orniotófilo da Figueira da Foz a quem muito agradeço. Fala sobre as aves do baixo Mondego, no centro de Portugal mais concretamente do Paúl do Taipal. Quando me reformar prometo ir lá observar as aves.

Aves de Rapina, Plátano, 1988

Serve para conhecer características básicas de 56 aves de rapina diurnas e nocturnas. Quem gosta mesmo deve partir para algo mais completo. As aves tratadas são europeias.

 
Aves, Plátano, 1995

Mais um pequeno (10,5x18cm) guia para conhecer as aves da Europa. Será mais indicado para principiantes. As descrições são muito resumidas e se não se conhece bem a ave quase nada se fica a saber sobre ela. Sempre se pode contar com a ilustração de cada espécie.

 

As Migrações das Aves, Caminho, Unesco, 1988
 

Lima, Manuel Ferreira, Os Pássaros, Campanha Nacional de Educação de Adultos, 1956

Pois, é mesmo de 1956. É claro que as aves são as mesmas a narrativa pode parecer-nos já um pouco estranha. Alguns nomes comuns são curiosos como mejengras, pimpalhão da Índia, cascarrolho, borrelho. As aves apaixonam muita gente há muitas gerações.

Uma vez que pretendo que os mais pequenos se interessem pelas aves não resisto a indicar mais alguns livros que embora não sendo específicos sobre aves existem normalmente nas bibliotecas escolares em Portugal:

Enciclopédia Temática Ilustrada - Volume Ciências Naturais
Enciclopédia Verbo Juvenil
Enciclopédia do Reino Animal, Verbo Juvenil
Enciclopédia Audiovisual Educativa, Ciências Naturais, Oceano-Liarte
A Minha Primeira Biblioteca, Animais em Acção, Moraes Editores
Lugares na Natureza, Porto Editora