Novidades
  Introdução
 
A evolução
  
Características
  
Alimentação
  
A Linguagem
  
Reprodução
  
O Ninho
   Classificação
   Ordens
   Nomes científicos
   Nomes comuns
  
Bibliografia
  
Links

O Mundo das Aves

   

A Reprodução das Aves

   O ciclo de reprodução das aves é, normalmente, anual, embora possam ocorrer várias posturas. O momento da reprodução ocorre quando há maior quantidade de alimento que é a seguir à Primavera. Nas Regiões equatoriais e florestas virgens não há uma época demarcada sendo possível a reprodução ao longo de todo o ano.
   Há factores internos e externos que indicam às aves que chegou o momento da reprodução. Os principais factores externos são o fotoperíodo (duração do dia) e o aumento da temperatura. A luz favorece o canto e provoca a maturação dos testículos.

   Mo momento da reprodução, os machos, delimitam o seu território e defendem-no dos seus congéneres. Esse território é importante na reprodução pois diminui a concorrência pelo alimento, dependendo a sua dimensão da quantidade de alimento existente. Se o alimento é escasso a área é maior. A ideia que se tem de território leva-nos a pensar numa área mais ou menos extensa em volta do ninho. Na verdade, existem vários tipos de territórios: sexual, de nidificação, individual, de repouso, de alimentação, etc.
   O canto representa um papel importante na defesa do território. A intensidade e a frequência dos cantos são maiores no principio do período de reprodução.
   Normalmente não há combates físicos, os duelos visuais e acústicos são suficientes.

 

 

ŠAG2001