| Início | Raças de Canários | Fotografias | Reprodução | Alimentação | Saúde | Gaiolas | Mercado | Sexagem | Links |

Respostas às questões colocadas

(Colaboração de Luís Pires, Ovar)

Novas Questões e/ou Comentários
Outras Perguntas e Respostas Pág. 12 -Pág. 11   Pág. 10  Pág. 9   Pág. 8   Pág. 7   Pág. 6
  Pág. 5 Pág. 4 Pág. 3 Pág. 2  Pág. 1

(130) 20-Fev-99
Nome: Judite Ramos
Localidade: (  ) - Portugal
Pergunta:
Existe algum produto comercializado com os probióticos? E avitamina C como se encontra comercializada e se não como fazer para a administrar?

Resposta:
Olá
Os próbioticos englobam as pró-vitaminas e vitaminas, e bactérias e leveduras. Não existe um produto com os próbioticos existem bastantes o que pode é não ser fácil de os encontrar porque a maior parte deles são importados e o nosso mercado é muito pequeno. Não me indicou a localidade onde mora, mas, pelo resto do endereço, deve ser um grande centro. Visite uma casa da especialidade, pergunte, leia toda a informação da caixa, etc. Alguns produtos são um pouco caros, mas... os nossos amiguinhos merecem o melhor. Quanto às vitaminas são bastante  fáceis de encontrar, por vezes até nos hipermercados (embora aqui sem ninguém para aconselhar). São geralmente compostos de várias vitaminas de fácil administração por mistura na água. As quantidades são indicadas na embalagem.
Cumprimentos
Aníbal Gonçalves

(129) 20-Fev-99
Nome: Filipe
Localidade: (   ) - Portugal
Pergunta
Tenho um casal de canários, e a fêmea acabou de construir o ninho, ela é frequentemente alimentada pelo canário macho e estes dão-se bastante bem. Agora as minhas dúvidas são em relação aos ovos porque eu não sei bem como é que se substituem os ovos verdadeiros pelos falsos, e se eu substitui-sse o ovo falso 3 horas ou mais depois de este ter sido posto? (Qual é o tempo aconselhado?) Será que assim as probabilidades dos ovos não eclodirem ser menor ? Agradecia que me respondesses o mais urgente possivel, poque não sei se será amanhã que ela iniçia apostura!!!


Resposta:
Olá Filipe
O problema da substituição dos ovos já foi levantado várias vezes. A grande vantagem é os filhotes nascerem todos ao mesmo tempo e terem um desenvolvimento idêntico. Caso contrário o primeiro a nascer pode já ter 4 ou 5 dias quando o último nascer o que é uma diferença abismal. Não quer dizer que se não substituíres os ovos e deixares tudo decorrer normalmente que eles não nasçam todos, mas já estás a ver que não é muito prático.
As canárias fazem normalmente a postura pela manhã, por volta das 7 horas da manhã. O Ovo deve ser retirado o mais rápido possível. Nos primeiros não há muito problema porque a fêmea não fica em cima deles no choco mas depois sim. Ao quarto dia de postura ou seja quando eu penso que a fêmea vai por o 4 ovo eu coloco os verdadeiros ovos no ninho.
Os ovos são delicados, se possível usa uma colher (eu adaptei uma colher de galão). Deves ter o cuidado de ir girando os ovos.
Um abraço
Aníbal Gonçalves

(128) 06-Jan-99
Nome: Osmar
Localidade - ( ) -Brasil
Pergunta:
Gostaria de saber onde posso encontrar canários da terra em Portugal. Endereços de criadores que me possam dar dicas.... Agradeço antecipadamente.....


Resposta:
Olá Osmar
Eu penso que não há canários da terra em Portugal continental, a não ser que alguém os tenha importado e faça criação,  mas não tenho conhecimento. Pelo contrário, nas ilhas dos Açores, vi muitas vezes canários da terra quer em liberdade quer em cativeiro. Há um clube de canaricultura na ilha Terceira, nos Açores mais concretamente na linda cidade de Angra do Heroísmo (património mundial). Penso que o mesmo canário da terra existe na ilha da Madeira. Pelo que eu já pude perceber, pelos contactos que já tive via Internet com canaricultores do Brasil, o "nosso" canários da terra é bastante diferente do canário da terra do Brasil. Se algum leitor puder acrescentar qualquer coisa sobre este assunto, agradecia.
Não te posso enviar a resposta porque o teu eMail estava errado...
Um abraço
Aníbal Gonçalves  - (Portugal)

(127) 06-Fev-99
Nome: Leonardo Souza
Localidade: ( ) - Brasil
Pergunta/comentário:
Caro amigo. Parabenizo seu site por ter me ajudado a criar meus canários, mas estou com uma dúvida de como por a anilha nos filhotes e gostaria de saber se ha algum clube de canários em Salvador, no estado da Bahia e que se localiza no Brasil, e se tiver reconhecimento de algum gostaria de que você me passasse o endereço
Grato
Leonardo Souza


Resposta:
Olá Leonardo, obrigado pelo elogio a esta página. A questão que colocas sobre a anilha já foi respondida, podes ler a resposta 1 .
Quanto aos clubes, todos os que eu tenho conhecimento estão nesta lista . Tenho insistido para que me enviem a morada dos clubes a que pertencem os canaricultores do Brasil mas o feedback tem sido pouco.
Um abraço
Aníbal Gonçalves (Portugal)

(126) 25-Jan-99
Nome: Pedro H. Coelho
Localidade: Viseu - Portugal
Pergunta/comentário:
Caro Amigo Luís Pires:
Permita-me que me dirija a V.Exa, em primeiro lugar para lamentar, (ainda me custa a acreditar), que tenha abandonado a criação dos nossos queridos canários.
Efectivamente, li isso numa das suas brilhantes respostas, na página do nosso amigo Aníbal. Começo a ficar seriamente preocupado, e não devo ser só eu, em pensar que poderemos ficar sem os sábios e tão valorosos ensinamentos que regularmente nos proporciona, e sobretudo quando uma época tão importante, a da criação, para iniciados e inexperientes criadores, como eu, se avizinha.
Mas, claro, cada um de nós terá as suas razões...
Queria também perguntar-lhe se já fui aceite como sócio do C.O.P., uma vez que não recebo informações desse facto hà meses. Não sei se enviam um cartão de sócio, com número de criador, etc...
Gostaria, por último, de lhe perguntar se, encomendando o Kultibiol, Probiotic, directamente ao importador de Oliveira do Bairro, ele mo enviaria pelo correio contra reembolso. Isto porque em Viseu, nas 3 casas comerciais que existem, ficam perfeitamente admirados e quase boquiabertos quando lhes pergunto se conhecem o Kultibiol... ( poderá responder-me que tenho que perguntar directamente à casa, em O.Bairro, mas lembrei-me que talvez fosse mais rápido obter uma resposta do meu amigo, uma vez que não deve , ou melhor, não devia, faltar Kultibiol em tão ilustre criadouro...
Por hoje não o maço mais , agradecendo de antemão a atenção dispensada.
Um abraço,
Pedro Coelho.


Resposta:
Caro Amigo Pedro Coelho (Viseu)
Agradeço o seu amável E-mail, e também agradeço que futuramente faço o obséquio de não me tratar por V. Exª., mas apenas por Luís ou Luis Pires, ficamos assim combinados O.K. !!!
Embora tenha decidido que não daria respostas sobre canários em "consultas" particulares mas apenas através da "site" dos Canários, do Amigo (para já ainda também virtual) Aníbal Gonçalves, há sempre um ou outro amigo que vou abrindo uma excepções, como será agora o caso.
- Relativamente à admissão como associado do Clube Ornitológico Português, devo dizer que está aceite como associado já há meses, no entanto, só enviamos os cartões após a A.O.N.P.- Associação Ornitológica do Norte de Portugal nos fornecer o número de Criador Nacional, facto que já foi solicitado logo umas duas semanas depois, mas, um tanto ao quanto sem explicação - e acontece com mais de 20 novos associados - a Associação ainda não nos forneceu esses novos números de Criadores Nacionais, espero que muito em breve isso venha a acontecer.
- Relativamente ao Kultibiol-Probiotic, não sei, talvez a empresa o envie directamente, eventualmente de mencionar que foi o Luís Pires que deu a indicação, eles tenham um pouco mais de atenção. O endereço é
ORNIZOO, Apartado 12, Rua do Largo - MURTA, 3770 Oliveira do Bairro, o
Telefone e Fax é: 034-746967.
- Também, se houver dificuldades na aquisição do Kultibiol, poderá tentar o PROTEXIN da Avizoon de Forte da Casa-Lisboa, que é um pouco idêntico, ou o FLORA BACTIL da Moureau (importador a Companhia Portuguêsa de Higiéne de Alfragide), ou o OCEPROVEN da Océ (importador a LEANCA de S. Cosme -Gondomar)e ainda o Fermentex (embora muito mais fraco) da Orniex de Gulpilhares-V.GN. de Gaia.
- Aproveito a oportunidade para lhe "enviar" mais uns ensinamentos.
Assim, será conveniente que, aproximadamente 1 mês antes dos acasalamentos, efectue um tratamento preventivo à MICOPLASMOSE, com TIAMUTIN a 12,5%, da Calier - que também é um produto importado pela Ornizoo - Este tratamento preventivo será de pelo menos 3 dias - para aqueles que não apresentam quaisquer sintomas de qualquer tipo de doença, e de pelo menos 5 dias, para os que apresentem ligeiros problemas respiratórios, e de 7 dias para os que apresentam grandes problemas respiratórios.
- Não deverá confundir problemas respiratórios com problemas hepáticos, isto é, quando os canários comem "desmedidamente" muitas sementes negras (colza, nabo, niger, cânhamo), o figado não consegue dissolver todas essas grandes quantidades de gorduras, ficando a ave com graves problemas hepáticos, ao ponto de ficar com a respiração ofegante, particularmente quando esvoaça um pouco mais que o habitual, e, quando está no poleiro, parece ter problemas de respiração. Também, quando a aves está no poleiro, parada, sente-se esses problemas de respiração, associados ao ritmo da cauda para cima e para baixo, ligeiramente. Também se observa, soprando no ventre do canário, que, logo a seguir à "quilha" uma pequenina mancha negra no fígado.
- Nestes casos, resolve-se o problema, fornecendo apenas alpista e uma papa magra, durante 8 a 15 dias aos canários, associando na água Colina, uma semana seguida, sendo nessa semana administrada a Colina conjuntamente com Complexo B, dois ou três dias.
- Voltando à MICOPLASMOSE, esta doença que é "fantasma", pois não se detecta inicialmente, é "apanhada" pelos canários através das narinas, pelas bactérias que andam pelo ar. Quando a ave fica debelitada por uma qualquer razão, então sim, a Micoplasmose começa a fazer os seus estragos, pois poderá provocar desde uma Colibacilose, uma Salmonelose, um problema micótico, agravando eventualmente para uma terrível Proventriculite, terminando eventualmente num problema do Sistema Nervoso Central !!!
- O Tiamutin 12,5% é um medicamento caro, pois 20 ml custam no comércio cerca de 2.250$00, no entanto, com este tratamento preventivo poderemos salvar mais 50% a 80% dos canários que poderíamos salvar sem o tratamento, e, bastará apenas salvar mais um Canário, para valer a pena o investimento dos 2.250$00.
- O mesmo se passa com o Kultibiol, cujo valor para 100 gramas (que dá para 20 kgs. de papa), salvará com certeza uma grande percentagem de aves, que à partida não teriam hipóteses de sobreviver.
- Quanto ao eu ter deixado de criar canários, bom... de facto, em minha casa, deixei de criar canários, mas... raro é o dia em que não "crio" canários dos meus amigos e conhecidos - ainda agora cheguei de casa de um, que habita a quase 50 km de mim. Ainda ontem, cheguei a casa cerca das 23,30 horas, de vir de casa de outro, que habita a 100 km, etc. etc., raro também é o dia em que, pelo telefone, por E-mail, ou por Internet, que trato de Canários em países de língua oficial Portuguesa, daí, não há nada a "temer" por aqueles que estão habituados aos meus sábios conselhos - que como tenho vindo a mencionar, não são infinitos.
- Já agora, aproveito para aconselhar que adquira numa casa de produtos para Columbófilos um produto da NATURAL (Casa dos Cereais de Espinho é o importador) o NATURALINE, que é um produto à base de extracto de ervas, muito bom para "limpar" os canários, e todas as aves, é também um bom potencializador de antibióticos e outras substâncias benéficas para as aves. Este Naturaline (que não é nenhum remédio) deverá ser administrado primeiramente 8 dias seguidos, por exemplo após fornecer o TIAMUTIN, ou antes, ou ao mesmo tempo, na mesma água, à razão de uma colher de sopa por 1 litro de água. Depois, deverá ser administrado, SEMPRE, duas vezes por semana, seguidas ou alternadas, eventualmente simples (com água) ou com um Complexo Vitamínico, ou com um antibiótico.
- Finalmente, 8 dias antes das previsíveis posturas dos Ovos, deverá administrar um triplo antibiótico 5 dias seguidos, por exemplo o OXIVITAMINAS da Calier, ou o VARIBIÓTICO da Atral, ou o FP 20 20 da Avizoon, ou ainda bem melhor o MICO-SAN-T da Chevita (usado pelos columbófilos, à razão de uma carteira de 7,5 gramas por 1,5 litros de água).
- Na época dos nascimento, na papa, dar nos primeiros 15 dias de vida, CALIER CRIA (da Ornizoo), à razão de 10 gramas por 1 kg. de papa, e Kultibilol idem - atenção que o Kultibiol só deverá ser administrado na papa quando esta é administrada aos canários, e nunca dias antes, pois os lactobacilos apenas duram pouco mais que 12 horas fora do seu "ambiente".
- Quando falo em papa, falo naquela que se coloca aos pais e na que eventualmente se dará à palitada ou com seringa aos filhotes. Na eventualidade de não encontrar o Calier Cria, poderá substituir por Tabernil Cria, ou Serinet Cria da Latac, ou Promotor Cria da Avizoon, ou outros idênticos, mas... o Calier Cria, para mim, é de longe, bem longe, melhor que praticamente todos, pois não se limita a possuir um tipo antibiótico e vitaminas, pois possui lactoalbuminas, ovolictinas, fosfato bicalcico etc., etc. essenciais às crias das aves.
Bom, espero ter contribuído para que venha a obter um considerável êxito nas próximas criações, e, se necessitar de mais "ajudas", poderá fazer perguntas através da "site" dos canários O.K. !!!
Um grande abraço,
Luís Pires

N.B.: Tomei a liberdade de enviar esta resposta (bem como as suas perguntas) para a "site", afim de poder ajudar outros criadores, que com certeza se virão a debater com problemas idênticos aos seus.

(125) 15-Jan-99
Nome: Antonio Dias
Localidade: Ovar - Portugal
Comentário:
Parabéns pela página é a primeira do género que eu visito e ainda bem que como criador encontrei algo digno de poder falar de CANARIOS.
PARABÉNS

Resposta:
Obrigado. Com algum esforço, temos tentado manter o entusiasmo.
Nos links poderá encontrar ligações para páginas relacionadas com canários em todo o mundo. Se encontrar outro site que não esteja lá referido diga-nos.
Um abraço
Aníbal Gonçalves

(124) 13-Jan-99
Nome: Ernani V. Nelsis
Localidade:Uruguaiana - RS - Brasil
Comentários:
Caro criador:
Não sei se chegou minha mensagem, por isso vou repeti-la. Tua página tem sido uma bíblia para mim e amigos criadores.
Dia desses verifiquei que possuis um livro em formato de ficheiro e ajuda do Windows. Gostaria muito de receber tal preciosidade pois no Brasil a literatura sobre pássaros em geral é muito pobre. Também verifiquei a preocupação de brasileiros com a Acariase, por isso mando uma dica: deve-se usar o insecticida SBP, utilizado para insectos em residências, no canário é inofensivo. Deve-se colocar na ave no final da tarde para que inale ao dormir. Coloca-se em baixo das asas, nas penas das asas e da cola e na cloaca, com isso evita-se e combate-se os ácaros das penas e do aparelho respiratório. Além de canários estou criando outros pássaros, como curió, bicudo, patativa, etc. Gostaria de trocar ideias com outro criadores desses pássaros.
Desde já agradeço!
Um abraço.
Ernani Villela Nelsis

(123) 13-Jan-99
Nome: Carlos
Localidade: ( ) - Brasil
Comentário:
Prezados amigos Aníbal e Luís
Estou usando com sucesso, os probióticos que voces recomendam!!!
Aqui no Brasil existe um produto chamado "Leiba" facilmente encontrado em farmácias.Apresentação, Cápsulas: Cada cápsula contém no mínimo 200 milhões de Lactobacillus acidophilus antibiótico-resistente liofilizados. Flaconetes: Cada tubo com 10 ml contém 200 milhões de Lactobacillus.Tenho usado a cápsula, mais ou menos meia cápsula por dia por casal nos períodos indicados no artigo deste "site" PROBIÓTICOS. Misturados a papacom 2 gotas de óleo de germe de trigo (vitamina E) e uma gôta deVitagold. Meus filhotes agradecem a dica dos probióticos!!!!!!!!!!
Abraços
Carlos.

(122) 13-Jan-99
Nome: Diego G. Azevedo
Localidade: Florianópolis - Brasil
Pergunta:
Gostaria de saber se existe algum alimento que se da ao canário para que ele cante mais alto e mais vezes. Existe alguma diferença entre os cantos dos canários verdes, amarelose brancos? Dizem que os canarios mais escuros, os verdes, eles tem um canto mais alto e canta mais que os claros (amarelos e brancos). Isto éverdade?
Atenciosamente,
Diego


Resposta:
O melhor alimento que se pode dar aos canários para que eles cantem muito e bem é o alimento necessário e suficiente para que eles se mantenham de boa saúde. Para isso a alimentação deve ser em quantidade e quantidade suficiente mas equilibrada. Tenho visto misturas de sementes para estimular o canto, não sei se funcionam ou se trata simplesmente de misturas muito ricas em sementes negras que vão engordar os canários em excessos além de ficarmos sem canto podemos ficar sem canários. Leia atentamente as respostas sobre alimentação, probióticos, etc.
Acho que falar do canto de canários de cor é um pouco como ir de Portugal ao Brasil de caravela. Quem canta melhor são os canários de canto :-). Os canários mais escuros, possivelmente, estarão mais próximos do canário selvagem e talvez tenham um canto mais alto. Lembro-me de um canário escuro que tive que lhe chamei Rei-Leão tal era a intensidade do seu canto. A verdade é só uma: se gosta mesmo é do canto, ponha de lado as cores e compre canários de canto tipo Roller.
Um abraço
Aníbal Gonçalves (Portugal)

(121) 13-Jan-99
Mome: P.Marcel Kelecom
Localidade: ( ) - Brasil
Pergunta:
Possuo um casal de canários, e a minha única fonte de informações e um livro sobre eles, muito bom, porém não responde a todas as perguntas, mas para a minha salvação encontrei o seu site, como não sei muito sobre o assunto, estou com várias dúvidas, poderiam esclarecê-las para mim, eu ficaria muito grato.
  1. Ao oferecer-lhes alguma guloseima, uma fruta ou uma verdura, eles se disputam para decidir quem a provará primeiro, nunca se machucaram, mais tenho medo que isto ocorra, embora que no resto do dia se deêm bem, este comportamento é normal nos canários? Para revolver as brigas, sirvo a guloseima em dobro para não brigarem mais, devo continuar com este procedimento, ou caso as brigas sejam normais, devo deixar que estabeleçam a hierarquia entre eles? O macho está a dois anos e meio comigo, e a fêmea vão fazer apenas dois meses, esta pode ser a razão das brigas porque eles não se conhecem muito bem?        
  2. Apenas ela se banha, e ele nunca o fez, há algum motivo? O que posso fazer para despertar nele a vontade de se banhar?
  3. Ao anoitecer a fêmea se senta no ninho e dorme lá, na primeira vez que a vi assim pensei que já estivesse chocando, mas me enganei; todas as canárias fazem isto ou é uma maneira de demonstrar que está pronta e quer ser "coberta" pelo macho? Um dia para confirmar minha hipótese, cortei alguns fios de algodão e pus sobre o ninho para testar, agi mal fazendo isto? Ela não demonstrou sinais de raiva por eu ter invadido o ninho dela, porém pegava os fios colocáva-os entre os pés e os partia na metade, voava na direcção do ninho, carregando-os no bico, e os deixava cair em frente a ele, isto quer dizer que ela não quer mais que eu o faça? Há chances dela se afastar do ninho devido ao meu ato? Há alguma chance que eles se reproduzam, mesmo não tendo (até agora) um relação amorosa a ponto de trocarem beijos, e se alimentarem mutuamente? Leva muito tempo (em média) para um casal de canários estabelecerem uma relação amorosa entre si, não vejo a hora de ter filhotinhos. 
  4. Meu canário nunca foi de cantar muito, geralmente só pia ou ensaia algumas pequenas estrofes, já li num livro que os machos só cantam para atrair as fêmeas, e quando se tem um casal ele reduz seu canto em 30%, eu imaginava que era ao contrário, ele cantaria pra agradar a sua fêmea, estou errado? Percedi que as pequenas estrofes, já não são mais cantadas na mesma intensidade que antes, porém eles piam o dia todo, ficam no mesmo puleiro um de frente para o outro e começam a piar, primeiro um depois o outro, parecem dois machos se disputando no canto, a diferença é que eles só piam, e são de sexos diferentes, estam realmente se disputando, ou é só mais um hábito dois canários que eu desconheço? O que posso fazer para ele cantar como os outros canários? Não tenho espaço para lhe oferecer um professor "vivo" e já procurei por gravações em cassetes mais não as encontrei? Podem me enviar em anexo um arquivo wave, midi etc.contendo o canto de um canário, para que eu toque para ele aprender? Se não possuírem um podem me dar alguma outra solução? OBS: Peguei ele com uns 5 meses, um tanto novo, isto pode ter prejudicado seu canto? Li num livro que todo canário canta por instinto, e que o "professor" é só pra aprimorar o canto, isso é verdade?                                    

    Este e-mail já foi enviado a outros endereços de sites sobre canários, porém não tive resposta alguma, então peço-lhes que me respondam, e caso não consiguam responder a todas as perguntas, por favor, tentem responder o máximo possível, estou esperando sua resposta na esperança que este máximo, sejam todas perguntas.  
Desculpem-me pelas inúmeras perguntas, pois como já disse antes não entendo muito de canário.
Um abraço do visitante mais enrolado que já tiveram

P.Marcel Kelecom
E-Mail: kelecom@uol.com.br

Resposta:
Olá Marcel
Pode ser um visitante enrolado mas também preocupado. Vou tentar dar resposta ao maior número possível de questões.
Penso que as brigas são normais. O mesmo acontece para o banho quando vários canários desejam tomar banho em simultâneo. O pior que pode acontecer é os mais fracos ficarem sem guloseimas. A melhor forma seja colocar as guloseimas em mais de que um local. A hierarquia já está estabelecida e embora nós nem sempre nos apercebamos os animais conhecem-na. Atenção ao espaço; muitas aves em pouco espaço leva-as a brigar pela comida, pelo poleiro, pelo bebedouro, etc.
Sobre o banho... pense nas pessoas. Cada um tem o seu gosto pessoal e temos que saber que cada um dos nossos canários é diferente do outro. É natural que ela se banhe para atrair mais facilmente o macho (estou a brincar). Pode provocar o macho para o banho. Coloque-lhe a água para o banho todos os dias à mesma hora preferencialmente de manhã; quando colocar a água, borrife o macho com algumas gotas (sem o assustar demasiado).
Se a fêmea não mostra vontade em fazer o ninho, retire-o. Quando a fêmea quiser fazer o ninho ela vai tentar faze-lo no comedouro ou noutro local da gaiola e é impossível não se dar conta do que se passa. A fêmea só está pronta quando aceitar a corte do macho. Leia outras respostas nesta página sobre a reprodução para saber mais sobre a corte. A pressão humana, como colocar fios no ninho, não funciona se o relógio biológico da ave não estiver na hora certa.
O canto das aves serve para atrair as fêmeas e pare delimitar o seu território. Quando um macho é colocado junto da fêmea o seu canto diminui muito. Se a gaiola permitir, tente colocar uma rede separadora entre o macho e a fêmea; o canto do macho deve aumentar. Se se tratar de dois machos em disputa, o seu canto não seria piar mas sim cantos agressivos e mesmo lutas.
Não sei se os seus canários são de uma raça de canto. Todos os canários cantam e a maior parte deles muito bem. Não sei se valerá a pena ensinar um canário de cor a cantar! Nunca criei canários de canto mas sei que o processo é bastante elaborado. Não lhe mando um arquivo Wav mas sim um endereço onde pode encontrar belos cantos de Roller. Deve ter o RealPlayer mas pode fazer o download do programa no mesmo endereço  .Se ainda ficaram algumas questões sem resposta... utilize o formulário para colocar essas questões.
Um abraço de Portugal
Aníbal Gonçalves


© Copyright AAG/2007