| Início | Raças de Canários | Fotografias | Reprodução | Alimentação | Saúde | Gaiolas | Mercado | Sexagem | Links |

Respostas às questões colocadas

(Colaboração de Luís Pires, Ovar)

Novas Questões e/ou Comentários
Outras Perguntas e Respostas - Pág. 14 Pág.13  Pág.12  Pág.11 Pág.10  Pág.9  Pág.8 Pág.7  Pág.6  Pág.5 Pág.4  Pág.3 Pág. 2  Pág. 1

(50) 30-09-98
Nome: Mauro
Localidade: SP - Brasil
Comentário:
Gostaria de saber se eexiste um remédio eficaz para combater o "gogô" dos canários. Uma espécie de gripe onde o canário não consegue piar.
Também gostaria de saber como poderia de obter anilhas para os meus filhotes.

Resposta:
Caro Mauro, o gogô poderá ser particularmente uma ou outras das doenças que passo a designar:
1ª. hipótese - Se o Canário está já assim à muitos dias, e não notas corrimento nasal, ou lacrimejar de olhos, mas apenas o canário a emagrecer lentamente, embora coma aparentemente muito (estará sempre pelos comedouros), e tem determinada dificuldade em respirar, embora não muito, mas TOSSE de vez enquanto, como que a querer expulsar alguma coisa que tem lá dentro !??
- Se os sintomas forem estes: Isso é uma Acariase Respiratória, melhor dizendo, a ave tem ácaros alojados na traqueia, que vão debilitando-a até à morte ao fim de algumas semanas.
- Primeiro, a ave não deve apanhar frio.
- Segundo, tirar as sementes negras, dar só alpista, esta alpista deverá durante dois dias seguidos estar um pouco oliosa (com óleo alimentar) e aí administrar um pó à base de CALABRIL 5%, que aí no Brasil não sei com que nome será comercializado. Existem várias marcas no mercado, em Portugal, por exemplo: o OCENET, da Océ; o PÓ INCECTICIDA MOUREAU, da Moureau; o ACARIASMA, da Avizoon; e muitos outros.
- Este tratamento deverá ser feito de dois em dois dias, podendo colocar sempre as mesmas sementes com o pó, deste que estejam em boas condições.
- Também existe um líquido da Bogena, que não sei o nome, mas que por vezes também é eficaz.
- Em última instância, e se vires que não passa, e já que a ave morrerá em breve, impiricamente deverás colocar a ave num saco plástico, borrifar para lá um spray insecticida para aves, e deixar a mesma respirar esse spray (mas próprio para aves) durante 5 minutos - normalmente matará só os ácaros, se a ave estiver muito debilitada, também a poderá matar, daí, ser conveniente primeiro tratar com calabril 5%, na água paralelamente ir administrando um bom complexo vitamínico, e uma papa não muito gorda (gordura até 6 %a 8%) - retirar todas as sementes negras - colza, nabo, níger e cânhamo - .
2ª. hipótese - Se de facto não é acariase respiratória, o "gôgo" poderá ter sido provovado por uma Micoplasmose, poderá ter originado uma C.R.O. - Doença Respiratória Crónica, e ou uma Coriza etc..
- Existem no mercado da especialidade fármacos eficazes e outros que já não o são. Actualmente o que me merece mais credibilidade são os produtos à base de Tiamina ou Tiamutin a 12,5%, estes combatem todas as doenças respiratórias. Em Portugal existem o TIAMUTIN dos Laboratórios Calier, que é muito eficaz.
- Deverás comprar um medicamento bom (não olhes a preço), porque o que é barato é "rato".
- Também, deverá haver calor (cerca de 30 a 35 graus) durante o tratamento, e espaço, muito espaço, quer neste caso, quer no primeiro, para a ave voar.
Não deverá existir pó, particularmente nas sementes, pois se existir pó, estas ao comerem as sementes inspiram o pó nelas depositado.
- A maior parte das doenças respiratórias são causadas por sementes de fraca qualidade, que sendo baratas, são as pretendidas.
- As sementes devem ser brilhantes, lapidadas, só assim dão garantia de uma boa saúde para as aves.
- Há necessidade de dar bons complexos vitamínicos neste período de convalescença, e um PROBIÓTICO (fermentos lácteos - Lactobacilos), para uma rápida recuperação das aves.
Quanto às anilhas, como sou de Portugal, não faço ideia onde as poderás adquirir aí no Brasil, talvez estas duas entidades que envio as direcções o saibam:

Correio Brasil Ornitológico -
Rua Oscar Salgado de Vasconcelos, 164 -
CEP 13214314 JUNDIAI - S.PAULO - BRASIL,
AO-Atualidades Ornitológicas -
C.Postal 238 -
86870 000 IVAIPORÃ - BRASIL

Boa sorte, e um grande abraço !!!
Luís Pires - Ovar, Portugal

(49) 30-09-98
Nome: Rui Leonardo
Localidade: Chaves - Portugal
Comentário:
Sou criador de canários (STAM 937B) e nunca até ao ano transacto me aconteceu o que passo a descrever e, ao que agradecia o seu esclarecimento:
Este ano em cerca de 100 casais tive cerca de 550 crias das quais cerca de 40 morreram vítima de uma doença para mim desconhecida e cuja sintomatologia é a progressiva perda de equilibrio começando por apresentar no início uma espécie de movimento pendular do pescoço e cabeça (dando a impressão que o pássaro não pode com a cabeça) alternando com alturas em que parece perfeitamente são até que ao fim de 5 a 6 dias o pássaro morre regra geral sem sintomas de magreza. Acrescento ainda que esta doença com esta sintomatologia só ocorreu em canários jovens com 2 a 3 meses de vida e antes (pelo menos aparentemente) de iniciarem a muda da pena. Acrescento também que tanto quanto me foi dado verificar estas mortes ocorrem em todas as raças de canários menos nos de cor.
Já ouvi falar de lankasteriolose mas, não me souberam explicar se os sintomas eram idênticos aos que atrás referi, pelo que, e recorrendo aos seus profundos conhecimentos, lhe peço os esclarecimentos que me puder dar.
Atenciosamente
Rui Leonardo

Resposta:
Meu caro amigo (virtual) ornitófilo Rui Leonardo, começo por referir que conheço mais ao menos bem Chaves, já que a minha mãe é de uma aldeia aí perto, denominada Vilela Seca, perto de Espanha, e de anos a nos vou lá dar uma visitinha, sem me esquecer de passer pelas Caldas de Chaves (de água quente), para além de admirar a sua Torre de Menagem e a Ponte Romana.
Relativamente à sua questão, é de díficil diagnóstico, tive que consultar o Meste Manuel Gonçalves, um grande criador, com mais de 50 anos de ornitófilia e autodidacta estudioso destas coisas ligadas às aves. Foi também o nosso primeiro Campeão Mundial em Canários de Cor (Topázio), em Janeiro, no Campeonato Mundial realizado em Holanda.

- Assim, vou passar a expor o teoria dele, já que eu nunca tive nada idêntico no meu canaril, também, nunca li nada que se identificasse com essa sintomatologia.
.. Provávelmente, terá existido nos seus canários uma doença denominada TORTICOLIS, que tem origem numa doença infecto-cantagiosa, que raramente ataca os canários de cor, mais ataca os canários de porte, eventualmente provocada por afinidades de consaguinidade (acasalamentos de familiares entre si, sem renovação de sangue !?). Para já, não disponho de mais pormenores que possam contribuir para uma melhor detecção desta doença.
- Também, e segundo o Meste Manuel Gonçalves, poderão ter existido problemas de intoxicação alimentar, que, quando os pesticidas e insecticidas são diluidos pelas chuvas, inserem-se nos legumes e fruta, que, ao serem absorvidos pelas aves, dada a sua diluição, não morrem logo, mas sim passados meia dúzia de dias. Inclusivé, nas próprias maçãs, os pésticidas instalam-se no núcleo destas, junto às pevides, e, se o núcleo das maçãs não são removidos, para além da casca bem lavada, origina a morte por disturbios nervosos (que provicam o desiquilibrio dos pássaros, para além destes não terem controle no pescoço, parecendo que estão sempre a olhar para trás, de pescoço torcido).
- É que, por vezes, quando se possui uma videira junto às couves, o lavrador ao sultatar (com sulfato de cobre) as videiras, devido à acção do vento, o sulfato instala-se nos legumes, frutas etc., a deluição provocada por uma chuva fraca, provoca a infiltração deste, e se o mesmo for posto à discrição dos canários no prazo de acção do sulfato, provocará os mesmos distúrbios do sistema nervoso central, provocando assim movimentos desconexados das aves.
- Terá o meu amigo que apelar à sua memória, ver se nessa altura terá dado legumes ou frutas que eventualmente tenham sido expostas aos pésticidas, analisar de aconteceu tudo isso num curto espaço de tempo, se aconteceu a canários que tenham nascido todos de determinados casais, para a eventualidade de consaguinidade e outros pormenores que possam ajudar um pouco mais para a detecção da origem da mortalidade.
- A Lankestereliose não é, isso de certeza, já que esta é originada por um protozoário no sangue, face à mudança de alimentação dos jovens que saem do ninho, acontecendo entre a 5ª. e a 12ª. semana, morrendo os filhotes num estado de alguma magreza, definhando lentamente.
Resolve-se esse problema, administrando uma associação antibiótica à base de Sulfadimétoxina a 3% e Pyriméthamina a 1%, três vezes por semana, durante essas semanas. No caso de ser diagnosticada a Lankestereliose, deverá tratar-se as aves durante 7 dias, e administrar um bom complexo multivitamínico.
- O meu amigo Aníbal Gonçalves, o produtor desta página (já que eu sou apenas colaborador), possui um artigo meu sobre a Lankestereliose, do Boletim Informativo do Clube Ornitológico Português, que poderá inserir na páginas das doenças, para esta poder ser consultada pelos admiradores desta "site".
- Aproveito também para lhe dar os parabéns pela excelente média de filhotes que consegui vingar, só um bom criador disso é capaz.
- Também, alerto para o facto de que não possuo tantos profundos conhecimentos, quantos aqueles que eventualmente o meu amigo poderá pensar, sou apenas um estudioso, autodidacta, que adora a investigação e, daí, vou colocando à disposição de todos aquilo que vou aprendendo..
Espero com esta resposta ter contribuido para o ajudar a detectar a possível origem da doença que muito afectou o seu canaril. Mande notícias sobre a sua análise, fase ao exposto.
Um grande abraço,
Luís Pires - Ovar

(PS - Caro amigo Leonardo, quando escrever de novo envie o seu e-mail, só assim lhe posso enviar a resposta. Aníbal)

(48) 30-09-98
Nome: José Palhoco
Localidade: Vila Viçosa - Portugal
Comentário:
Gostaria que me informasse se possível, qual o melhor tratamento pra a asma dos canários e também se a associação já enviou a solicitação da minha inscrição para sócio, porque até ao momento ainda não recebi qualquer informação.

Resposta:
Amigo José António,
começo por lhe responder ao mais fácil: O Clube Ornitológico Português teve já a honra de receber a sua inscrição de sócio, que foi já aceite em reunião de Direcção, pelo que é já nosso associado. No entretanto, fizemos já o pedido do Número de CriadorNacional (stam) à A.O.N.P., que aguardamos, afim de inserir no seu cartão de sócio, contando até ao final do presente mês termos já esses elementos, para lhe enviarmos o cartão, fichas de requisição de anilhas, próximo número do Boletim Informativo e Boletim de Inscrição para a Exposição Ibérica de Ornitófilia GAIA'98, a realizar como já saberá em 6, 7 e 8 de Novembro próximo, no Parque de Exposições do Cais de GAIA.
- Relativamente à ASMA dos Canários - Isso é um caso bicudo, pois erradamente, por vezes os criadores atribuem o noma de asma à ACARIASE RESPIRATÓRIA. Os canários e outras aves esão sujeitos normalmente às seguintes doenças respiratórias: MICLOPASMOSE, CORIZA, C.R.D. (Doença Respiratória Crónica, Sinusites, estas as mais conhecidas, e eventualmente a ORNITOSE (que é mais dos Psitacídeos). Existe no mercado um Medicamento para aves, denomidado TIAMUTIM, da Calier - que é práticamente 100% eficaz em todas as doenças respiratírias dos canários. Outras marcas, normalmente possuem medicamentos ou para a Micoplasmose e C.R.D., ou para a Coriza individualmente.
- A Acariase Respiratório, que se diferencia das outras doenças respiratórias pelo facto de o Canários, amiudadamente parece que TOSSE, querendo expulsar os acáros depositados na traqueia, e que vai emagrecendo a ave lentamente, até causar a morte, podendo durar dois meses. Esta Acariase poderá ser tratada com pó Calabril a 5% (para mim o melhor é o OCENET, e Pó Insecticida Moureau - depois existem outros acariasmas com poucos resultados em termos de pó) - Sei também que existem um tratamento em líquido, com uma ou duas gotas pela garganta abaixo, da Bogena, mas que não sei o nome (pois possui um nome em Holandes que nunca consegui decorar).
- Se arranjar o pó (Calabril a 5%) terá que humedecer ligeiramente a alpista com um óleo alimentar e colocar a quantidade de pó indicada na embalagem. Deixe estar dois dias, retire, e coloque 3 dias depois, durante dois dias, até desaparecer. Á outra maneira eficaz, mas violenta, pois só o deverá fazer em ultimo caso, que será usar u spray anti-acaros, colocar a ave num saco plástico, inserir o insecticida para dentro, deixar a ave respirar 5 minutos, e os ácaros morrrem, no  entanto, poderá eventualmente morrer também a ave. Tenha a ave bem vitaminada e fortificada para isto.
Um grande abraço,
Luís Pires

(47) 16-09-98
Nome: Getulio Poly
Localidade: Volta Redonda - Brasil
Comentário:
Caro Colega (s),
fiquei muito agradecido pelo artigo e procurarei seguir as instrucoes recebidas a risca visando ter sucesso na criacao.
Este ano estou com 16 casais de canarios de COR, entre cobre mosaico, cobre opal, amarelo nevado, canela vermelho, etc ....
Estou querendo aprender um pouco mais com o acasalamentos de casais de cores diferentes, o que com certeza, nao é nada facil.
Estou associado a AICC ( Associacao Independente de Criadores de Canarios ) e este ano o nosso clube tornou-se Tri-campeao Nacional de canarios de Cor e estou sempre em contato com grandes criadores da nossa regiao e sempre procurando aprender essa dificil arte de criar canários.
É comum aos nossos criadores fornecer diariamente uma mistura de sementes a base de : alpiste, colza, nabao, niger, linhaca e aveia, além de fornecer uma farinhada balanceada de otima origem, esta acrescida de ovo. Gostaria de saber, ja que as sementes negras possuem muita gordura e de acordo com as suas experiencias, se é aconselhavel continuar com este tipo de alimentacao. Em relacao a farinhada utilizamos entre outras a VITA BASE e a BISKÓ da Ravassi e como complemento alimentar para os filhotes Energette também da Ravassi.
temos tambem o costume de dar verduras ( couve, almeirao e serralha, bem lavados e de boa procedencia e maca para procurar manter os filhotes bem hidratados.
A AICC tambem foi campea no concurso de revistas e gostaria de ter o seu endereco para enviar um exemplar da mesma, isto é, se for do interesse.
Desculpe a falta de acentos, cedilhas e til's, mas acontece que o meu teclado é Americano e nao os tenho.
O Clorafenicol deve ser dado em que quantidade por ml de agua ou pode ser ministrado diretamente no bico do pássaro? Sem mais no momento, despeco-me com um forte abraco .
Getúlio

Resposta:
     Ora Viva caro amigo Getúlio, gostaria de o alertar que, para além de tudo o que possa ler lido, daquilo que eu tenho escrito para esta página, que já são longas páginas, é essencial proporcionarmos às nossas aves, sempre, boas condições de higiene e desinfecção, arejamento do canaril, uma humidade relativa por volta dos 60% a 70% no máximo na altura das criações, calor no máximo a 24 graus, sendo o ideal de 18 a 22 graus. Cuidado com a fermentação das papas (farinhadas), daí eu aconselhar consecutivamente e até exaustivamente o uso de um bom PROBIÓTICO, com propriedades anti-fúngicas e anti-bacterianas.
    - Nada tenho contra a utilização de determinadas composições da mistura de graus para canários, no entanto, essas misturas são ideais para a Bélgica e Holanda, de onde derivam normalmente as "receitas". Não se esqueça que a Belgica e a Holanda são países muito mais frios que Portugal e Brasil. Daí, eu fico na minha - Alpista, num comedouro à parte, mistura de Aveia, Nabo, Niger e Linhaça, em partes iguais, num
outro comedouro, só 2 vezes por semana. É claro que utilizo mais vezes papa que o normal, conforme poderá ler noutros artigos desta "site".
- Agora, COLZA... nunca !!!
    Parabéns ao seu Clube AICC, pelos resultados obtidos!
   - A papa (farinhada) é essencial que seja de boa marca, cá em Portugal as melhores (para mim) São a S. Michele; Ravasi; Orlux e Sluis. No entanto, todas elas têm melhores e menos boas papas. Também, é essencial sabermos que papa utilizar em cada época do ano, saberá que, nas criações é essencial a Proteína rondar os 18% e a gordura não ultrapassar os 6%, na Muda, a proteína os 14% a 16% e a gordura os 8% a 10%, no Defeso, a proteína os 14% a 16% e a gordura os 4% a 6%. Daí, poderá concluir, que terá que usar pelo menos trÊs tipos de papa por ano, ou até 6, dado que normalmente se juntam as secas às húmidas.
- É bom juntar OVO, para tornar as papas mais apetecíveis, mas...- O OVO terá que ferver na água de 20 a 25 minutos (caso contrário, se ferver menos tempo, pegará uma Salmonelose à passarada, que vai tudo para o "galheiro"). Também deverá observar que não deverá juntar mais que 4 ovos por cada quilo de papa (farinhada). Para evitar que os ovos depois de estalados na água, deitem tudo para fora da casca, coloque umas gotas de vinagre na água, que já não sai nada fora.
   - Há no mercado boas papas para cria de filhotes, terá que ter em atenção que a todas as papas deverá juntar, para além do Probiótico, um preventivo das Colibaciloses, Salmoneloses e outros, por exemplo o CALIER CRIA, TABERNIL CRIA, ou outros idênticos.
   - Quanto a frutas e verduras, verduras nunca dou, pois não confio, em sua substituição dou Algas Marinhas liofilizadas, verduras e frutas liofilizadas.
   - De vez em quando dou maçã, no máximo uma vez por semana, que é um bom diurético. Quando há confiança nas verduras, estas não devem ser dadas nos primeiros 15 dias dos filhotes - provoca atraso de crescimento e eventuais diarreias, a não ser que deixe estar as verduras apenas uma hora à disposição dos canários, e nunca no fundo da gaiola, nem húmidas - lavadas e secas com um pano. Cuidado com os pesticidas, pois é normal os legumes apodrecerem os intestinos dos filhotes, quando existem resíduos de pesticidas.
É bem melhor preocupar-se em mudar a água todos os dias, e eventualmente colocar uma gota por bebedouro de 60 ml de Iodo ou outro que mate os protozoários que infestam a água nos dias quentes.
O abuso de verduras, outrossim desidratará os filhotes, pois naturalmente apanharam uma diarreia.
    As frutas, também moderação, terá que existir um equilibrio entre todos
os componentes da alimentação, nunca mais que duas vezes por semana, e nunca deixar mais que 24 horas seguidas na gaiola - e também bem lavadas - Já matei (envenenei) dois canários por maçãs mal lavadas. A cenoura nunca se deve ralar, pois entra logo em fermentação, deverá ser dada cortada em rodelas - e também não deixar mais que 24 horas seguidas. Cuidado que as cenouras têm beta-caronetos e pintam os canários (cuidado com aqueles que não queremos pintar de vermelho ou laranja).
  - Quanto ao Clorafenicol, depende das indicações do laboratório, pois depende também da percentagem do mesmo na composição antibiótica. Normalente são 5 gotas por bebedouro de 60 ml, ou 5 ml por litro de água, mas deverá ler as instruções da embalagem.
   Quanto ao meu endereço, aqui vais com muito gosto, e fico desde já grato pelas revistas que o seu clube possa enviar-me.

Luís Pires
Rua da Olaria, nº. 6
3880 OVAR - Portugal.
Um grande abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(46) 15-09-98
Nome
: Fernando S. Coelho
Morada: Belo Horizonte - Brasil
Pergunta:
Sou um admirador de canários e tenho uma curosidade em saber o motivo pelo qual eles dormem com um pé.  Isso é comum?


Resposta:
Meu caro (virtual) amigo Fernando Coelho.
Sim, é normal as aves dormirem num só pé - pata !
- É o melhor sintoma de estarem numa saúde perfeita, inclusive, quando repousam no poleiro, se estiverem só com uma pata, é bom sinal.

Excepcionalmente, poderá ser mão sinal se, a umas patas tiverem calos inferiores, que prejudica o assentamento da pata. Caso se verifique isso, resolve-se facilmente com uma pomada acaricida, Calier, ou Tabernil, ou Raff, ou outra idêntica.
Um grande abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(45) 14-09-98
Nome: Nivaldo Pradela
Localidade: São José do Rio Preto - Brasil
Comentários:
   Realmente a página é muito interessante, e objetiva, pois tomei a liberdade de imprimí-la, e faze-la como uma apostila de uso pessoal.
   Desculpe-me não ter respondido antes, pois no trabalho é um tanto corrido, e hoje retorno com Boas Novas, pois o meu canário já se recuperou fisicamente, e está comendo bem, o único problema ainda é que não voltou a cantar nem um pouco, sendo que ele não parava nem um instante.
   Como não contei com maiores detalhes de como ele adoentou-se, irei explicar agora, com alguns detalhes após a leitura da página.
   Tenho dois pássaros, uma fêmea a " Pumba " (teoricamente, pois ela não canta e só pia), e ele o " Topete " por causa de suas penas "oriçadas" na cabeça. Bem como um não podia ficar longe do outro que logo começavam a 'chamar', decidi coloca-los na mesma gaiola com ninho, para a procriação. Tudo parecia correto, pois minha esposa viu durante o dia eles se acasalarem.
    Ao decorrer dos dias, ela não entrava no ninho, e era ele quem estava dormindo no ninho. Parou de cantar, como parece ser costume quando colocados p/ acasalamento, mas para nossa surpresa, verificamos que o "Topete" estava ficando amoado, sem se movimentar muito e suas penas muito diferentes como de costume, e foi quando procurei alguma luz na Internet e encontrei o Home page CERTA.
   Não sei por quanto tempo ele ficará assim, esperamos que pouco tempo, pois faz uma falta danada o seu cantar diário.
   Estou procurando algum criador aqui em Sâo José do Rio Preto-SP (cidade com quase 400,000 habitantes) para adquirir um novo macho ou um casal, mais ainda fico em dúvidas de comprar gato por lebre, por não conhecer melhor as raças e outras caracteristicas ideais para o começo de uma pequena criação caseira.
    As papas, procurei me informar e já adquiri uma aparentemente (no visual e informativo do produto) de qualidade bem superior as anteriores e sem marcas que eu tinha. Mas quanto ao Probiótico, não encontrei em algumas lojas da cidade.
   Grato mais uma vez pela atenção a mim dispensada,
   Um GRANDE Abraço de toda minha Família.
   Nivaldo.


Resposta:
Amigo Nivaldo,
folgo em saber da recuperação do seu canário, deverá dar-lhe tempo de se recompor totalmente, pois após uma doença, eles demorarão a retomar o canto. Poderá eventualmente ter tido uma doença que lhe tenha afectado as cordas vocais. Também, na época das criações, os machos cantam um pouco menos, a partir do momento do choco dos ovos.
Relativamente ao macho canário chocar no lugar da fêmea, é raro, aparecem alguns que apenas chocam quando a fêmea sai do ninho para comer e beber. Poderá ter acontecido que o macho sentindo-se fraco por estar adoentado, se tenha aninhado no aconchego do ninho, por falta de forças. Eventualmente, a mistura de sementes que lhe dava poderia ser demasiado gordurosa (ter muito nabo, niger e cânhamo), originando um problema hepático, e também diérreico, que torna as movimentações dos canários muito "cansativas", já que ficam com dificuldade de respirar, parecendo ter problemas respiratórios. Nestes casos, deverá ser dada só alpista durante uma semana, administrando durante 5 dias Colina(ou composição de colina, calcio e fósforo).
Folgo em que tenha tido atenção às papas (farinhadas) que passou a dar, que nesta altura, aí no Brasil, não deverão ultrapassar os 6% de gordura (Lípidos).
Aconselho-o a comprar um livro sobre raças de canários, para saber minimamente os detalhes de algumas raças. Julgo no entanto, que inicialmente, deverá preocupar-se mais em aprender a criar canários, independentemente das raças (raças "pintos" são as mais robustas e fecundadas) e só depois avançar para raças standard. Quando falo em canários "pintos", são os canaritos que normalmente aparecem em casas comerciais de fraca qualidade, com canários de cores várias, outras com "topetes" deformados - que mais parecem penugens eriçadas na cabeça.
- De facto até cá em Portugal é difícil encontrar Probióticos nas casas comerciais, pois a sua utilização só agora começa a ser aconselhada pelos grandes criadores - eu próprio tenho sido dos poucos cá em Portugal a fomentar e insentivar a utilização dos mesmos face aos seu grandes benefícios, não tendo quaisquer contra indicações.
Oportunamente aparecerá um artigo nesta página sobre os PROBIÓTICOS, termo que deriva do grego e o seu significado em Português é: "em favor da vida"!
- Talvez perguntando por "Fermentos Lácteos" possa ter mais sucesso, pois inicialmentes era esta a denominação.
Mais um grande abraço para o Nivaldo e restante família.
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(44) 14-09-98
Nome
: Manuel Oliveira
Morada: Ourém - Portugal
Comentários:
Olá, cá estou eu uma vez mais, para falar de canários e agradecer o esclarecimento de algumas duvidas. Começo por responder á sua questão..sim existem em Ourém 2 casas que vendem produtos para animais..Aviourem, que fica em frente ao cinema..junto á Rodoviária...a outra casa, onde adquiro habitualmente os produtos, é de maior dimensão, conheço bem o dono, e fica próximo desta, na parte de trás da Rodoviária, mas sinceramente nem sei o nome, não é no entanto dificil encontrar. Já agora, se me permite  mais umas questões:
1º Nessa 2ª casa comprei á 2 anos canários, falaram-me em Gloster, cor branco/preto macho..e branco/castanho fêmea, parecem-me um pouco mais pequenos que os Harz e o ano passado este casal teve canários de diversas cores, totalmente brancos, castanho/amarelo, preto/amarelo e das cores dos pais. Como poderei verificar se realmente são Gloster?
2ª - Será possivel mediante observação verificar se os canários que se adquirem serão irmãos?
Fazendo criação haverá vantagens/desvantagens?
Li um pouco sobre isso no livro do sr Manuel Gonçalves.. Mas gostaria de saber mais..por exemplo nos Harz, o canto poderá ser afectado?..nos outros o tamanho, a cor, mais ou menos saudáveis...que implicações terão?
Já tive tentado a fazer criação que ele chama parcial... um macho com 2 diferentes fêmeas e depois acasalar meio irmãos..Será arriscado??
Não "chateio" mais...agradeço mais uma vez o tempo dispendido...muito obrigado
Manuel Oliveira


Resposta:
Ora viva caro amigo Manuel Oilveira. Começo por agradecer as informações sobre as casas comerciais de produtos para animais em Ourém, para a semana visitarei essas casas.
- Quanto ao verificar se os canários são ou não Glosters, terá de se munir de um livro onde venham fotos de canários Gloster ou acompanhar-se de alguém entendido em canários de porte. Como para a semana estarei em Ourém, se quiser poderemos combinar uma hora para eu visitar o seu canaril, e já o informarei das raças e qualidade.
Deverá também ler nesta página de respostas, uma que foi dada ao Helber Oliveira - Brasil, onde menciono os principais aspectos dos Glosters.
- Não é possível de forma alguma, através da visulização constatar se duas aves são ou não irmãos.
-NUNCA se devem acasalar irmãos com irmãos, salvo raríssimas excepções, só realizáveis por grandes especialistas em genética. Quando se pretende determinado apuramento de raças e cores, poderá acasalar-se pais com filhos, mesmo assim deverá não abusar-se destes acasalamento, pois afectará o seu tamanho, saúde e outras implicações..
-Poderá fazer (eu faço isso) acasalar um macho para duas e três fêmeas, desde que o macho seja robusto e tenha sempre sob observação a altura de trocar de parceira, para evitar ovos sem serem fecundados.
Sempre ao dispor do meu amigo,
Um abraço,
Luís Pires - Ovar

(43) 14-09-98
Nome
: Adilson Silva
Morada: Piracicaba - São Paulo - Brasil
Pergunta:
Aproveito a oportunidade para saber quais o procedimentos a tomar para que pudesse importar casais de canario BORDER (linhagem nobre de cor clara sem fator para exposicões) e se existe algum criadouro idoneo de seu conhecimento.
Um forte abraço
Adilson  da Silva


Resposta:
Amigo Adilson, cá em Portugal existem bons criadores de canários da raça BORDER, alguns deles comparáveis quase aos melhores Ingleses, Belgas e Italianos, pois é de lá que importam os reprodutores.
Será sempre possível V/ importar canários, no entanto terá naturalmente que ser em quantidade que justifique, pois o porte de avião não será tão barato como isso.
- Quando refere BORDER de linhagem nobre, deverá estar a querer dizer que é de boa qualidade, agora quando diz de cor clara sem fator de exposição, quer dizer que: Não necessita ter o porte bom !? - isto é então uma contradição !?
- Normalmente os BORDER são verdes, malhados de verde/amarelo, amarelos e canelas - raramente se vêm azuis e brancos. Os BORDER branco e canelas, pela fisiologia das penas (são mais finas) têm sempre um porte
mais esguio que os das outras cores atrás indicadas.
- Afim de poder eventualmente contactar com criadores, terá que me indicar os casais que pretende, cores preferidas, etc.
Um abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(42) 14-09-98
Nome: Joao  Ribeiro
Localidade: Patos de Minas - Brasil
Comentarios:
Estoua a começar um pequeno criadouro. Adorei essa pagina, gostaria de receber dicas de alguma novidade sobreo assunto.


Resposta:
Caro amigo (virtual) João Luís, relativamente à sua questão, primeiro começo por lhe desejar boa sorte, segundo, elertar para estar preparado para pequenos desgostos de vez enquando e em terceiro e último conselho, é que, quanto a dicas, possui já dezenas delas neste "site", daí, deverá imprimir na sua impressora, pelo que lha dará um pequeno livro sobre canários. Não se esqueça também de imprimir esta parte de RESPOSTAS, pois desde a primeiro até às que vão saindo quase diáriamente, estas contêm muita informação.
- Quando desejar colocar questões específicas, cá estaremos para, dentro da nossa capacidade, lhe responder-mos.
Um grande abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(41) 07-09-98
Nome
: Fernando Coelho
Localidade: Belo Horizonte - Brasil

Pergunta:
Adorei sua página, aparência e os tópicos distribuídos nela são muito   interressantes. Eu estou apenas começando a ser um canaricultor.
Gostaria que me desse dicas sobre o Canário Chapinha, ou como chamam também (da Terra). Creio que vc deve ser prof. de biologia, pois sua página está cheia de termos biológicos. Gostaria que entrasse em detalhes.

Obrigado
Fernando Coelho

Resposta


© Copyright AAG/2007