| Início | Raças de Canários | Fotografias | Reprodução | Alimentação | Saúde | Gaiolas | Mercado | Sexagem | Links |

Respostas às questões colocadas

(Colaboração de Luís Pires, Ovar)

Novas Questões e/ou Comentários
Outras Perguntas e
Respostas - Pág. 14 Pág.13  Pág.12  Pág.11 Pág.10  Pág.9  Pág.8 Pág.7  Pág.6  Pág.5 Pág.4  Pág.3 Pág. 2  Pág. 1

(100) 29-Dez-98
Nome: Firmino Casais
Localidade: Maia - Portugal
Pergunta:
- Tenho dois canários vermelhos que estão com uma aparência de doentes já à mais de um mês sem motivo aparente, já lhes dei as patilhas milagrosas durante 5 dias, e na água dextrose e vitamina B durante 3 dias e mais 2 com promotor L, melhoram momentaniamente, mas ontem encontrei um deles a respirar com bastante dificuldade, e quando peguei nele tinha o bico molhado com líquido aparentemente segregado pelo bico. O que lhes posso fazer ?
- Estive a fazer o levantamento dos meus glosters que estavam no viveiro e fiquei admirado quando reparei que estavam muito gordos. Estes comem uma mistura da Verselaga bastante "magra" onde acrescento ainda alpista, comem o granulado da Ornimax à descrição e dou 2 vezes por semana uma papa feita com 50% da Aussel "EXTRA" e 50% da Sluis, onde acrescento a levedura de cerveja, as algas, o mix de frutas, carvão e o Kultibiol.
O que devo fazer para solucionar este problema e qual teria sido a causa deste ?
Sem mais de momento, um abraço e o desejo de umas boas festas e até muito breve.
Firmino Casais


Resposta:
Caro Firmino, desta vez preguei-lhe uma partida, e a resposta é via "site" dos Canários, para não fugir ao prometido, pois como já referi, não dou "consultas" particularmente, apenas através da "site", caso contrário qualquer dia teria que tirar um curso de Veterinário de Aves e estabelecer-me, pois, diáriamente tenho consultas telefónicas, Internet e E-mail, inclusivé com amáveis convites para almoçar e jantar, para colóquios, etc. só, como compreende, quase tudo terá que ser diplomáticamente rejeitado, pois não é esta a minha profissão, e a Família tem que ser sustentada.
- Quanto à primeira questão, de certeza que se trata de um problema fúngico, que, conforme o meu artigo que muito bem conhece o Firmino sobre a Proventriculite, poderá ser muito grave - terá que seguir os conselhos desse artigo e do dos Probióticos, bem como o que se encontra escrito na resposta 89 desta "site".
- Enquanto não encontra eventualmente um poderoso Anti-fúngico, deverá ir administrando o Kultibiol, vitaminas e dextrosa dois dias, dois sem dextrosa, mais dois dias, dois sem dextrosa, até encontrar o Fungilin, ou Fungizone - eventualmente o Panfungol (Espanha) poderá eliminar o mal, se for só uma Candidiose.
- TALVEZ (digo talvez) se o problema não for muito grave, 5 dias a MOULD MASTER (da Avizoon), com 5 gotas por bebedouro de 50ml nos primeiros dois dias e três gotas nos restantes três dias, possam resolver o problema - experimente !!!
- Quanto À questão dos Glosters, caro Firmino, V/ está alimentar os seu Gloster com uma super ementa (à Luís Pires), mas o que está aí a mais é der sementes negras mais que uma vez por semana, e não denerá nesta altura dar a papa mais que um dia ou dois no máximo por semana - e a granulado dê apenas trÊs dias por semana, até à preparação dos reprodutores.
- No entanto, agora e durante uma semana, pelo menos, uma dieta rigorosa SÓ a ALPISTA, nessa semana dê trÊs dias COLINA com complexo B ( e veja lá se os Glosters não estarão num espaço muito reduzido para tanto "pão de ló".
- Resumindo, está a ver como as "minhas receitas" são "deliciosas", que nem à necessidade de os aliciar com as perigosas sementes negras, é que o que lhes está a dar, epenas os engordam, não lhes provoca os problemas hepáticos das sementes gordas, problemas estes que quando não detectados a tempo, poderão originar todo o tipo de doenças.
- Dê-lhes também, nesta altura, aí uns trÊs dias seguidos, uma gota de Sani Yodo ou idêntico, por bebedouro de 50 ml (a todos).
Um grande abraço caro amigo, extensivo à malta da Maia (Jorge e Hugo).
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(99) 28-Dez-98
Nome: Ailto da S. Leite
Localidade:  PR -  Brasil
Pergunta:
Gostaria primeiramente de parabenizar pelas paginas são muito boas, mas eu tenho algumas duvidas a respeito da criação de canários, gosto muito de pássaros mas tenho pouco conhecimento ja crio alguma especies à muitos anos, por isso gostaria de saber para criar canários em grande escala é necessário muito capital e onde conseguir boas matrizes.   Eu tenho apenas um casal de canários a femea botou 3 ovos com aproximadamente 12 dias de vida os filhotes morreram aparentemente sem doença estavam bem alimentados, bem gordinhos em uma manhã apareceram todos mortos, isso também está acontecendo com periquitos e calopsitas que eu tenho em viveiros por volta de 10 a 12 dias morrem.
Aguardo resposta um abraço
Ailto


Resposta:
Caro virtual Amigo Ailto, o seu problema estará naturalmente relaccionado com o facto de não fornecer preventivos contra as doenças comuns dos canários nos primeiros dias de vida, a resposta nº.89 desta "site" será muito instrutiva para o que deseja saber, assim como os artigos Causas de Morte dos Filhotes, Probióticos e A Proventriculite - lei-a-os
Um grande abraço
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(98) 28-Dez-98
Nome: Carlos
Localidade: São Paulo - Brasil
Pergunta
Tenho um canario que esta com as unhas enormes.
O que fazer para que as unhas nao crescerem tão rapidamente?


Resposta:
Caro amigo, é normal as unhas dos canários crescerem, e, poderam apresentar-se maiores ou menores conforme o desgaste originado pelos poleiros e piso das gailoas. Deverá cortar as mesmas com um corta-unhas ou tesoura, cerca de um a dois milímetros abaixo da veiasinha que é vísível no interior das inhas, sem cortar essa mesma veia, caso contrário terá que estancar a hemerrogia, com alcool e algodão, comprimindo a unha até ter parado de correr o sangue.
Um abraço, Luís Pires (Ovar-Portugal)

(97) 28-Dez-98
Nome: Flávio A. de Sousa
Localidade: Curitiba-PR, Brasil
Pergunta:
Sou criador de cánarios de porte (Goster), faz pouco tempo que estou criando.
Esta semana morreram dois filhotes um com sete dias e outro com vinte dias.
A doença que afetou eles tinham o mesmo sintoma, pois a pele começou a separar-se da carne e criou um enchimento como se fosse de ar, mas depois que o filhote morreu, furei a pele para tentar descobrir de que se tratava e dela saiu um liquído fino e como se fosse água.
Gostaria de saber se você sabe que tipo de doença é esta, qual é a causa e como poderei tratar caso ocorra mais algum caso.
Já li vários tipos de biográfias e nunca ouvi falar nesta doença.
Por favor se for de seu conhecimento queira informar-me.
Obrigado pela sua colaboração.
Ass. FLAVIO ARLINDO DE SOUZA


Resposta:
Caro amigo Flávio, o seu problema é grave, que vem desde a preparação dos reprodutores, encontrará a resposta à sua questão na Resposta nº.89 desta "site", pois o seu problema é idêntico.
Um abraço, Luís Pires (Ovar-Portugal)

(96) 28-Dez-98
Nome: Paulo R. Andrade
Localidade: Barra Bonita (SP) - Brasil
Pergunta:
Sou criador de canários de Cor e gostaria de inciar criação de canários da raça de porte Crest Bred.
Quem puder, indiquem-me bons criadores em SP Brasil.
Quem puder dar-me dicas de criação dessa raça, agradeço e serão bem vindas de qualquer local do planeta. Obrigado e Abraço a todos os companheiros ornitólogos.

Resposta:
Caro Paulo Alexandre, nomes de criadores Brasileiros de canários da raça Crestebred não lhe poderei fornecer, pois não conheço ninguém, em Portugal existem dois ou três bons criadores e meia dúzia mais ao menos. Eu próprio já fui um bom criador, inclusivé ganhei este ano a Exposição Ibérica realizada em Portugal, pelo Clube Ornitológico Português, onde obtive os três primeiros lugares. Mas já não crio canários e já os vendo todos!!! (apenas ajudo colegas e amigos a criar, com as minhas opiniões, dicas e experiência).
- Devo dizer-lhe que a raça Crestbred é das mais difíceis de criar, até porque esta raça de porte é "pesada" e têm tendência para "abafar" os filhotes nos primeiros dias de vida, se se tratar de fêmeas pouco predispostas a sair do ninho. Normalmente utilizan~se amas para criar estes canários, ou Malinois, ou Frisados do Norte, eu próprio fiz isso, pois só um dos 4 casais que tinha era bom para criar.
- Deverá ter em atenção o meu artigo sobre a MORTE DOS FILHOTES, pois estes canários necessitam de mais proteínas que os canários de cor - e nas "palitadas" estas têm que possuir pelo menos uns 32% a 35% de proteína bruta, bem equilibrada. Nesta site encontrará em algumas respostas a forma de aumentar essa proteína.
- Deverá ter em atenção também que os Crests possuem muita penugem junto ao "espigão" do macho e da "cloaca" da fêmea, pelo que na época do acasalamento esta pegugem deverá ser cortada "aparada" com uma tesoura, e não arrancada, pois arrancando as penas, estas voltaram a crescem, aparando-as estas demoram muito mais a desenvolver-se.
Os grandes e bons criadores de Crests chegam a vender cada um dos seus Óptimos exemplares entre os 300 e os 600 US dolares.
Um grande abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(95) 28-Dez-98
Nome: Silvia
Localidade: Sao Paulo -sp - Brasil
Pergunta:
Comprei o meu pprimeiro canário em junho deste ano. É um canário macho,canta bastante, me disseram que se trata de um canário belga. É tratado com vitamina, Trill para canários, couve, maçã, giló, ovo de vez em quando. Colocamos ele todos os dias para tomar sol na parte de manhã, e apesar de ter na giola uma banheirinha com água, ele nunca tomou banho, e está até sujo em volta do prescoço.

O que devo fazer? Posso banhá-lo?
- Ele encontra-se na muda. Desde a semana passada não tem cantado, tenho posto uma vitamina Vita Gold em sua água, me disseram também para acrescentar penaviar daqui a uma semana, está certo? O que devo fazer para que ele continue branco e vermelho? Obrigada Silvia
- o nome dele é Canarot!!!!

Resposta:
    Oi Silvia, como vai o seu "Canarot", pelos vistos é malandrote em tomar banho. Acontece existirem canários pouco afoitos a banhos, mas é raro. Poderá dar-lhe banho, com água um poquinho morna, um pouquinho de shampoo desses de bebé, sem o molhar demasiado, e depois enrole-o numa toalha de felpa para ele secar mais depressa. Também poderá burrifar (com um desses burrifadores de roupa ou plantas), sem o encharcar - a água também ligeiramente morna (só ligeiramente) onde poderá administrar uma gotinha de tintura de Iodo e de vaselina líquida para melhorar a plumagem.
    - Para que o seu canário continue branco e vermelho, terá que lhe dar um corante à base de Beta-caroteno, mais Carophil Red, mais Cantaxantina. O melhor será dirigir-se a uma casa da especialidade e comprar corante para canários vermelhos, lá informãrão a Silvia das quantidades a administrar - comprará também uma papa eventualmente vermelha, onde deverá acrescentar cerca de 5 a 10 gramas desse corante por cada 1 kg. de papa, administrando essa papa dois dias seguidos, alternando com um dia sem papa, sempre assim até ao final da mudança da pena. Depois da mudança da pena, essa papa será administrada dois a três dias por semana.
    - Continue assiduamente a dar as Vitaminas na água, particularmente nesta época de mudança da pena. Depois, dará duas dezes por semana, e concerteza terá sempre um canário bom cantor e feliz.
    - Há, como a papa vermelha é demasiado gorda, deverá administrar duas vezes por demana uma gotinhas na água de COLINA - que encontrará nas casas da especialidade.
Um beijo para a Sílvia com votos sonceros de um Feliz Natal e Próspero Ano de 1999.
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(94) 28-Dez-98
Nome: César A. Krieger
Localidade: Florianópolis - SC - Brasil
Pergunta:
Prezados Senhores,
Parabéns pelo site. É muito esclarecedor. Tenho um jovem canário, estou treinando seu canto com fita k-7. Também é possível treiná-lo a ficar fora da gaiola???
Cesar Krieger


Resposta:
Caro César, tudo é possível, de facto canários e outras aves canoras treinam-se com Cassetes e com machos bons cantores. Quanto a andar fora da gaiola, tudo é possível, desde que tenha paciência e janelas e portas fechadas, preparando-se para ele largar de vez enquando o "frete" onde menos o desejar.
Agora, não me pergunte qual a melhor forma de o treinar, que não sei, acima de tudo será precisa muita paciência.
Um abraço, Luís Pires - Ovar (Portugal)

(93) 28-Dez-98
Nome
: Manuela
Localidade: Araraquara - Brasil
Pergunta:
Tenho dois canários. O primeiro comprei como sendo macho em setembro desse ano. Dois dias depois comprei outro como sendo macho também. O que eu comprei depois cantava e o outro não. Depois ele parou de cantar quando ficava perto do outro. Descobri que o primeiro era fêmea. Pus um ninho e os dois na mesma gaiola para chocarem. Depois de 2 dias a fêmea começou a botar. Botou 4 ovos no total.

Um dia, sem querer deixei a gaiola cair no chão e os ovos se quebraram. Disseram que a primeira vez que ela bota não nasce nada. Pus ela para chocar novamente. Ela botou 3 ovos. No décimo oitavo dia ela estava fora do ninho onde só haviam 2 ovos. Vi que o terceiro estava no chão do outro lado da gaiola. Pus novamente no ninho com um colher e ela comeu o ovo. Hoje já é o vigésimo primeiro dia e ela não comeu nenhum outro. Ela continua chocando os outros. Um, ela escondeu no algodão,que pus no ninho antes dela botar, e o outro está em cima do algodão.
Há possibilidades de nascer passarinhos desses ovos?
Porque ela comeu o outro ovo?
Agradeço desde já,
Manuela


Resposta:
Olá Manuela, és decerto para já a "questionadora" mais novinha que até hoje coloca uma questão sobre canários. Fico contente em que tu, tão novinha, tenhas já a responsabilidade de ter a teu cargo um casal de canários.
     - Querida amiguinha Manuela, todos os ovos que as canárias colocam poderão ou não estarem fecundados pelo macho, assim, a primeira postura tem tamtas hipóteses de ter futuros filhotes, como qualquer outra. No entanto, para que as posturas tenham sucesso, haverá necessidade de melhorar-mos um pouco mais a sua alimentação, fornecendo um pouco mais de vitaminas, particularmente as Vitaminas A, D3, E e C.
Também, para que os embriões, em caso de estarem fecundados pelo macho, não morram, têm tembém necessidade de mais três vezes os minerais que o normal, isto é: A mistura para canários que normalmente lhes fornecerás, tem cerca de 3% de minerais, assim como as papas (farinhadas) que se vendem no comércio da especialidade, daí, à necessidade de lhes admistrar um suplemento para os minerais ronderem os 9%, evitando que os embriões morram, que as casca dos ovos fiquem demasiado finas e se quebrem no choco.
    - O tempo de choco é de 13 dias (normalmente), podendo no entanto ir até ao 15 ou 17 - normalmente também é sempre impar, pelo que me tenho apercebido.
    - Aos 7 dias, pegando num ovinho, poderás verificar contra uma luz mais ao menos forte, ou contra a luz solar, se o ovo está "cheio" ou branco, isto é, se o ovo está claro, vendo-se muito bem a gema e a clara, ele está "branco" e poderá ser colocado fora - se todos estiverem também "brancos" - se algum estiver com raiados de sangue, é porque o embrião se está a desenvolver, e então, estará a formar-se o filhote. Assim, desde que exista um bom, deixarás ficar sempre os outros, até o filhote nascer e ter pelo menos uns 5 a 6 dias, pois os ovinhos brancos - ou de plástico, servirão para "proteger" o único filhote (ou dois filhotes) do peso demasiado que a mãe poderá exercer para o (os) aquecer.
    - Agora, quando uma mãe coloca deliberadamente os ovos fora do ninho, ou os cobre com o algodão o sisal do ninho, é porque eles não forasm fecundados, ou entretanto os embriões morreram. A mãe tem o percepção disso, e daí tenta os jogar fora, para colocar nova postura. Existem fêmeas que poderão comer os ovos, por terem falta de cálcio e fósforo, que se resolve fácilmente tendo sempre à sua disposição, num pequenino recipiente de adaptar às grades da gaiola, um pouco de casca de ostra,
misturada com grit minúsculo e carvão vegeral. Nas casas da especialidade existe este mistura à venda.
    - Manuela - se por volta dos 13 a 14 dias os passarinhos não nascerem, e os ovos estivem claros, poderás por todos fora, se estiverem escuros, dá-lhes um pouco de "bafo" da tua boquinha, para lhes forneceres mais húmidade, afim da casca ficar mais mole, para os filhotes poderem saír.
Poderás bafejá-los duas ou três vezes ao dia, sem os deixar caír e sem apertar demasiado e sem os molhar na água.
    - Também, é conveniente por volta do 11º dia, após o início do choco, colocares uma banheirinha com água por debaixo do ninho, para a mãe humedecer os ovos conforme o desejar. Nessa água da banheirinha coloca duas gotinhas de tintura de Iodo.
    - Deverás ter tembém em atenção que, quando os ovinhos estão no choco não deverão estar num local onde seja muito calor e muito seco, pois assim os embriões morrerão, pois os ovos secam. A húmidade deverá rondar durante esses 13 dias entre os 55% e os 65%.

É tudo por hoje, boa sorte e beijinhos para você.
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(92) 28-Dez-98
Nome
: Joao C. Silva
Localidade: Palmela - Portugal
Pergunta:
Adquiri há poucos meses um canário (não sei a raça) côr-de-laranja, e, como me disseram que deveria ter uma companheira, comprei uma canária amarela. Passados uns dias o canário morreu, mas antes, parece que estava muito inchado. Passado mais ou menos um mês, comprei outro canário laranja, um pouco mais novo e pequeno que a canária.
Hoje de manhã tinha o canário de pernas para o ar, com montes de penas por toda a gaiola.
Agora, antes de comprar outo pássaro, gostaria de saber se terei uma canária assassina, ou se terá morrido de doença ou de frio?
Agradeço desde já qualquer esclarecimentos.
Cumprimentos,
João Silva


Resposta:
Olá caro virtual amigo João Carlos, Palmela é uma região que tem uns vinhos maduros que eu muito aprecio, normalmente fazem parte da minha garrafeira preferida, a par dos Alentejanos e do Douro. Mas, o motivo não é vinhos, mas sim canários, daí, o que tenho para lhe dizer é que não há Canários assassinos, quanto muito existirá alguma incompatibilidade. Eventualmente o que pensará que é canária, poderá ser um canário, depois, nunca se devem juntar de repente duas aves de sexo oposto, deverá existir uma "apresentação" prévia, com gaiolas juntas uma à outra, para estes se verem, ou usar uma gaiola com separador de grade.
    - Eventualmente poderá haver também uma grande falta de Sódio na alimentação que lhes fornece, o que provoca o arranque de penas entre as aves e até o canibalismo, particularmente de pais para filhotes que estejam nos primeiros dias de vida.
    - Para além das sementes que lhes administra (mistura para canários, que aí em Palmela, face a ser uma zona relativamente quente, só deverá fornecer ALPISTA), para além dessa alpista, forneça-lhes periódicamente uma papa tipo húmida, onde adicionará por cada kg de papa uma colher de sopa, rasa, de sal refinado de cozinha - é claro que lhe administra um pouco de papa, para dois dias, depois o respo põe fora, administrando passado três dias, etc. - só na altura da preparação para a reprodução é que admimistra quase todos os dias-
Também, tente administrar periódicamente na água um complexo  multivitamínico + mineral + aminoácido.
    - Claro que, ambos os canários poderiam estar doentes, nada tendo a canária a ver con as suas mortes !!! - algum dia os vui a lutar com grande agressividade ?!
Com votos de uma boa Caldeirada de Bacalhau, regada com um bom Maduro de Palmela, nesta consoada de Natal, que lhe desejo seja muito Feliz, Ovar, 24 de Dezembro de 1998
Luís Pires - Portugal

(91) 28-Dez-98
Nome: Paulo Cesar
Localidade: Araçatuba - SP - Brasil
Pergunta:
Sou novo na criação de canários de cor, crio brancos, amarelos e vermelhos, estou no terceiro ano de criação. Este tenho tido problemas com a reprodução. Tenho notado que apesar dos pais serem bem tratados, com sementes, farinhadas e verduras, os pais não estão alimentando os filhotes. Isso leva os mesmo a morte, passei a alimentar os filhotes nos ninhos, não adiantou os filhotes continuam a morrer, do quinto dia em diante vão emagrecendo e ficando raquíticos, mesmo com a alimentação no bico. Não estou dando nenhum remedio, gostaria de saber quais são as providências que devo tomar.
Obrigado,
Paulo César.

Respostas:
Ora viva caro Paulo César.
A sua questão é muito idêntica à do Luís Carlos Germano, pelo que o aconselho a ler a resposta que dei a este amigo.
Muito boa sorte na aplicação dos meus conselhos.
Votos de um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Luís Pires - Ovar (Portugal)


© Copyright AAG/2007