| Início | Raças de Canários | Fotografias | Reprodução | Alimentação | Saúde | Gaiolas | Mercado | Sexagem | Links |

Respostas às questões colocadas

(Colaboração de Luís Pires, Ovar)

Novas Questões e/ou Comentários
Outras Perguntas e
Respostas - Pág. 14 Pág.13  Pág.12  Pág.11 Pág.10  Pág.9  Pág.8 Pág.7  Pág.6  Pág.5 Pág.4  Pág.3 Pág. 2  Pág. 1

(80) 14-Dez-98
Nome: Paulo Marinho
Localidade: distrito federal - Brasil
Perguntas:
Existe algum problema em criar canarios em viveiro?
Como conseguir cores variadas entre os canarios?
Como saber qual e o macho?
Brasilia 28 10 98.

Respostas:
- Resposta: Olá Paulo Marinho, não existe nenhum problema em acasalar canários em comunidade de viveiros, só que aí não consegues seleccionar os acasalamentos, eles acasalaram conforme bem o entenderem, e para conseguires muitas cores variadas, terás que colocar lá no viveiros muitas variações de cor.
- Distinguir as machos das fêmeas, é o velho problema, pelo canto, ou quando estão já a ficar adultos, pelo crescimento do "espigão" do macho, ou pelo desenvolvimento da cloaca da fêmea - qualquer livrito sobre canários possui desenhos exemplificativos, no entanto, para os "novatos" não é muito fácil.
Um abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(79) 14-Dez-98
Nome: Maurício
Localidade: Brasil:
Pergunta: Caro amigo; recebí sua resposta. Quanto ao nome entre nós, criadores é canário Roller, e Feo.
Muito obrigado pela resposta.
Estou com alguns  filhotes de feo e portadores. Queria saber se pode cruzar feo albino com  Agata prateado. Qual cor dará?
Um abraço Maurício

Resposta:
- Resposta: Caro virtual amigo Maurício: Quando criamos canários com espírito de competição, isto é, para podermos competir em certames/exposições, não podemos estar com experiências e trocas de cor. Os canários Phaeo, só devem acasalar com os Clássicos Castanhos, portadores de Ino ! - Ou acasalar entre si, amarelo com branco ! - mas evitar continuadamente o seu acasalamento entre si, pois a raça ficará com aves mais pequenas e franzinas.
- Nos Agatas a mesma coisa !!!
- Não sei que cor dará, mas decerto que, um Phaeo com um Agata Prateado, dará qualquer coisa parecida eventualmente com Satinés - mas nada que seja padrão standard de qualidade.
Um abraço,
Luís Pires - Ovar (Portgual)

(78) 14-Dez-98
Nome: Luiz H. S. Cabreira
Localidade - Bauru-SP Brasil
Pergunta:
Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelo bom tabalho que voces fizeram na homepage que voces fizeram. Realmente ainda não achei nenhuma outra comparavel à de voces.
Tambem gostaria de saber se voces tem conhecimento de algum outro site parecido com o de voces e que seja em portugues, ingles ou espanhol.
Outra coisa que gostaria de saber e se voces tem uma revista de divulgacão de artigos sobre criacão de canarios, exóticos e outros. Uma revista que seja nacional portuguesa ou de tal porte. Por favor, se possível me mandar um exemplar serei muito grato e examinarei a mesma e se for de boa qualidade estarei interessado em fazer uma assinatura em meu nome.
Muito obrigado por sua atencão.
Sinceramente,
Luiz H S Cabreira

Resposta:
- Caro virtual amigo Luís, daqui também é um Luís que lhe responde, pedindo comprensão para a demora da resposta.
Agradeço em meu nome e do produtor da "site", o Prof. Anibal Gonçalves, pelo elogios à mesma.
Relativamente a site do género, nesta "site" encontrará Links que lhe possibilitarão o acesso directo a outras congéneres em várias linguas, ... mas, há muito poucos com sistema de perguntas e respostas, e são mais "impessoais", pois limitam-se normalmente a transcrever o que existe em alguns livros - diga-se em abono da verdade, que a maioria é de fraca qualidade - pouco realista.
- Relativamente a revistas em Lingua Portuguesa, Espanhola e Italiana, aqui vão os meus endereços:

REVISTA PÁSSAROS
Apartado 12
3770 Oliveira do Bairro
PORTUGAL
(já não sai há mais de um ano).
ZOO CULTURA 
Rua do Corvo, 625
4405 Arcozelo
PORTUGAL
(distribuição gratuíta, bi-anual),
BRASIL ORNITOLÓGICO
Rua Oscar Salgado de Vasconcelos, 164
CEP: 13.214-341 Jundiai-SP
Brasil
REVISTA PÁJAROS
C/ Arevalo, nº. 26
14900-LUCENA
ESPANHA
Em Espanhol (Castelhano), sou assinante.
ITALIA ORNITOLOGICA
Via Conciliazione, 45/A
29100 PIACENZA
ITÁLIA

Em Italiano, sou assinante da revista.
UCCELLI
Via della Pace
33037 PASIAN DI PRATO -
UDINE
ITÁLIA
- Outra em Italiano,

Todas estas revistas são de boa qualidade, muito aconselháveis !!!
- Sobre livros, em Portugal não existem livros de qualidade, apenas três ou quatro muito ultrapassados, e direccionados para quem tem só meia dúzia de canarinhos e exóticos.
- No Brasil existe um livro espectacular, da Dr. Stella Maris Benez, intitulado AVES - Criação-Cliníca-Teoria-Prática, que poderá ser aduirido em - Atualidades Ornitológicas, Caixa Postal 238, 86870-000 Ivaiporá-PR (BRASIL).
- Em Espanhol, aconselho um livro EL GRAN LIBRO ILUSTRADO DE LOS CANARIOS, da Editorial De Vecchi, SA - Apartado F.D. 311 - 08080 BARCELONA (Espanha).
- Agora, se quer livros ESPECTACULARES, mas em Italiano, do MESTRE Prof. Giorgio de Baseggio, que poderá pedir a: Mondo Degli Uccelli - Via Cerbai, nº. 11 - 40032 CAMUGNANO (BO) ITÁLIA, terá à escolha: - " Cardellini e Lucherini"; "Allevamento dei Carduelidi"; "Allevamento dei Fringillidi"; "Ibridologia"; "Pappagallini Ondulati"; "Canarini Arricciati"; Border-Fifi-Gloster-Crested-Norwich"; "Campioni e Razzatori"; "I Ploceidi"; "Fringillidi".
Ainda, do mesmo endereço, mas da Elisabetta Gismondi: "Guida Completa ai Canarini di Colore", e ainda de Giorgio Mezzatersta e Paola Faccini: "Clinica e Chirurgia Aviare".
- Finalmente, também em Italiano, do Mestre Prof. Umberto Zingoni, o espectacular livro CANARICOLTURA (700
páginas), podendo ser solicitado a Federazione Ornicoltori Italiani, Via Conciliazione, 45/A - 29100 PIACENZA - Itália.
- Ficará muito bem servido com esta pequena biblioteca !!!
Um grande abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(77) 11-Dez-98
Nome: José Manuel
Localidade: Vila Nova Gaia - Portugal
Pergunta:
Olá, chamo-me José e gostaria fe fazer a seguinte pergunta: tenho 3 gaiolas de arame penduradas lado a lado na parede, com 3 canários.
Haverá alguma vantagem em ter uma separação, que impeça um contacto visual enter eles?
Pois, tenho colegas que afirmam que o macho dominante (a nivel de canto) provoca apatia nos demais, quando existe contacto visual. Fico aguardando uma resposta vossa.
Aproveito para felicitar a qualidade deste site.

Resposta:
Olá José Manuel,
não sou da opinião que os machos, desde que em gaiolas separadas, não cantem com "medo" do macho dominantes, até porque, depois de saparados, a racciocinio das aves não "dá" para ver quem será o dominante. Pelo contrário, e aplicando as regras dos canários de canto - Harz, Malinois e Timbrado - normalmentre coloca-se um bom macho, mais velho e bom cantor, ao meio, estando os jovens machos adultos - os aprendizes, à volta do macho "professor", para aprenderem a cantar.
    - Outrossim, quando se trata de casais, na época dos acasalamentos, um casal não deve ver o outro, afim de evitar conflitos amorosos, um ou outro "apaixonar-se" por aquele que não queremos exactamente.
    - Não se admire de um ou outro macho, no primeiro ano não cantar quase nada, ou até tenha ficado afónico na altura da muda da pena, por alguma corrente de ar, por falta de vitaminas, etc.
Um abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(76) 11-Dez-98
Nome: Alexandre Rigobelo
Localidade: Paranavaí - Paraná - Brasil
Pergunta:
Lendo a matéria, porque os filhotes morrem nos ninhos, fiquei muito interessado em saber como posso formular uma papa para os filhotes com mais de 40% de proteína, gostaria de possuir essa fórmula se estivesse a vossa disposição, sem mais para o momento obrigado!!!!!!!

Resposta:
    Caro amigo Rigoberto,
o que solicita é um pouco complicado, até porque não é só colocar a proteína por colocar, teóricamente é demasiado fácil, e até nem sei como não "puxam" um pouco pela cabeça.
   Se o meu amigo utilizar uma para que por exemplo possua 18% de proteína bruta, esta normalmente estará equilibrada em cerca de 45% de proteína vegetal e de 55% de proteína animal. Assim, quando coloca mais proteína, terá que tentar manter o mais possível esse equilibrio. Só poderá acrescentar muito mais teor proteico se as matérias a utilizar foram de muito elevado teor proteico. Vou passar a dar alguns exemplos, em valores aproximados: Em proteínas vegetais, teremos a Soja (farinha ou flocos) com 50%, a Levedura de Cerveja com 45%, o Germem de Trigo com 35%. Em proteínas animais, temos a Caseina de Lactoalbumina do Leite com mais de 80% de proteina.

    - Assim, por exemplo, se tiver 1 kg de papa normal, esta terá 18% de proteina, se lhe juntar por exemplo 100 gramas de Soja, anexará mais 5% (1 décimo dos 50%), passando para 23%, juntando-lhe mais 100 gramas de Levedura de Levedura de Cerveja., esta anexará mais 4,5%, passando a papa para 27,5% de proteina, se lhe juntar mais 200 gramas de  Lactoalbumina do Leite, anexará mais 16% de proteina (uma vez que 200 é 20% do quilograma, assim, 20% dos 80% de proteina da Lactoalbumina correspondem a 16% de proteina bruta), passando a papa a conter 43,5% de proteína bruta.
   - Estas contas são muito ao de leve, já terá reparado que a papa não ficou muito equilibrada, pois colocou mais proteina animal (16%), enquanto que vegetal apenas 9,5% - terá que fazer uma composição ligeiramente diferente, comprendido.
   - No entanto, tenha em atenção que ao pretender por exemplo "fazer crescer" as jovens aves, estas também necessitarão de um suplemento extra de Fosfato Bicalcico e Vitamina D3 em pelo menos 5% que o normal - por cada quilo de papa.
   Esta é a base da elevação das proteínas nas papas, no entanto, terá que estudar bem o que faz, para não apanhar muitas desilusões. Se é para canários, lembro que, o máximo em valor proteico para Parisienses será de 35% de proteína bruta, para Yorkshire na ordem dos 30%, para Glosters na ordem dos 25% (assim como canários de cor).
   - Esta resposta naturalmente irá "levantar" muitas outras questões, quer a si, quer a todos os outros milhares de "leitores" assíduos da"site" aos quais desde não prometo continuar a desenvolver este tema, pois necessita ser abordado com alguma profundidade e rigor científico - e de muito tempo, coisa que me está a faltar muito.
Um abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(75) 11-Dez-98
Nome: Alexandre Barato
Localidade: Capinzal SC, Brasil:
Pergunta: Como faço para curar um canário com gripe, ele canta normalmente mas se engasga de vez enquando?

Resposta:
Ora viva Alexandre, espero que esta resposta tardia venha a ajudar a curar o teu canário.
   - Normalmente um canário quando está com problemas respiratórios não canta, a não ser que esses problemas sejam muitos leves, e e são leves não os notamos.
   - Julgo que será mais um problema relaccionado com a prática que esse canário terá ou não em cantar... Mas, se de facto tiver problemas respiratórios terás que te dirigir a uma casa comercial de produtos para aves e pedir um antibiótico para o problema. Um dos melhores que poderás utilizar será à base de TIAMUTIN, a pelo menos 12,5%.

   - Eventualmente poderá ser tembém um problema de ácaros na traqueia, em fase inicial, que provoca tosse, e mais tarde, algumas semnas depois a morte. Poderás resilver o problema com um Pó Acaricida à base de Calabril a 5%, colocado alguns dias nas sementes, depois destas ligeiramente humedecidas com um óleo alimentar.
Um abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(74) 9-Dez-98
Nome: Jorge Alves de Oliveira
Localidade:Rio de Janeiro - Brasil
Pergunta:
Prezados Senhores,
    Como estou tentando sem sucesso encontrar um veterinário especializado em pássaros, busco sua ajuda. Meu canário, com menos de um ano de idade, começou a paresentar uma doença como se fosse uma micose dos dedos centrais das patas.
    As unhas ficaram escuras e grossas. Podem me dar alguma orientaçào ???

Resposta:
- Caro Jorge, normalmente essas micoses poderão ser originadas por falta de um estrado (gradeado) a separar o solo das aves, para estas não conspurcarem continuadamente as patas.
- Julgo que uma pomada acaricida (própria para aves) resolverá em poucos dias esse problema. E atenção à limpeza assídua das gaiolas.
Um abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(73) 9-Dez-98
Nome: Lúcio Mario
Localidade: Salvador.BA - Brasil
Pergunta:
Tenho uma canária amarelo intenso que fica sempre no canto da gaiola, só sai para comer e tomar banho, está com características de infelicidade.
O que devo fazer para voltar como era antes?


Resposta:
     - A cor da canária é indiferente à diença que eventualmente a mesma poderá possuir.
Quando uma ave se isola ao quanto de uma gaiola é normalmente uma doença um pouco mais grave que o normal, e estará já num estado avançado, pois caso contrário ela ficaria no poleiro, embora triate e sonolenta.
     - Deverá observar se possui ou problemas respiratórios, através da dificuldade em respirar, ou problemas de magreza acentuada, verificando se o peito da ave está em quilha viva, originado eventualmente por stress, colibacilos ou salmonelas.
     - Quando uma ave está adoentada a primeira coisa a fazer será dar, na água, um pouco de Dextrosa ou Glucose ou Sacarose (para aves - usados especialmente na columbófilia), associada por exemplo ao Complexo B, durante 2 ou 3 dias, afim da ave ganhar forças para comer e beber bem, pois, ao lhe administrar-mos um antibiótico para tratar a doença, depois desta ser diagnosticada, se a ave continuar a não comer, os antibióticos não actuarão.
    - Deverá aconselhar-se numa casa comercial sobre o antibiótico a administrar, conforme a doença que diagnosticar.
Nesta "site" encontrará vários exemplos de como detectar qual o tipo de doença, e qual o seu tratamento.
Um abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(72) 09-Dez-98
Nome: André
Localidade: Londrina, Brasil
Pergunta: Nenhuma de minhas 5 canarias botou este ano,tambem percebi que tanto machos como femeas comecaram a muda mais cedo,o que pode estar acontecendo e que devo fazer?

Resposta:
   Caro André, é um facto um pouco estranho nehuma das tuas 5 canárias colocar ovos, quanto muito uma ou outra não colocaria ovos, e outros poderiam ser "claros", ou seja não "galados" (fertelizados).
   - Bom, ou a grande maioria não seriam de facto fêmeas, ou existiu uma grande falta de vitaminas essenciais, uma alimentação pouco variada, ou devido a qualquer doença que sem sintomas demasiadamente alarmantes (visiveis) poderá não ter proporcionado as condições mínimas para a reprodução.
    - Também poderá acontecer que as fêmeas sejam demasiadamente jovens (terem menos de 8 a 9 meses), ou serem demasiadamente velhas (mais de meia dúzia de anos).
    - O facto da mudança de pena antes dos meses de Janeiro/Fevereiro (aí no Brasil), concerteza se deverá ao facto de um calor excessivo antes da época dele.
   - Deverá ler o artigo nesta site sobre "Cauda de Morte dos Filhotes", lá terá indicações sobre como preparar reprodutores, assim como seguir vários dos conselhos sobre a matérias já inseridos nesta "site".
Um abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(71) 9-Dez-98
Nome: Almir R. Dionizio
Localidade: Brasilia, Brasil.
Pergunta
Caro Amigo, tenho um casal de yorkshires, desse casal nasceu apenas um filhote, hoje com 8 dias de vida. Ele (o filhote) não está abrindo a pata direita totalmente, o que devo fazer?


Resposta:
     Relativamente ao filhote que não abra a pata totalmente, normalmente deficiências desse género poderão acontecer por defeitos genéticos, eventualmente originados por o casal ser composto por dois irmãos, ou parentes próximos, originados por acasalamentos de familiares ao longo de alguns anos. Também poderá ter existido qualquer "agressão" ao filhote, inadvertidamente, por parte dos reprodutores, e o tenham aleijado, definitivamente.
    - Se não recuperar por si, nada haverá a fazer !
    Com votos de que nada de grave se trate, um abraço,
Luís Pires - Ovar - Portugal


© Copyright AAG/2007