| Início | Raças de Canários | Fotografias | Reprodução | Alimentação | Saúde | Gaiolas | Mercado | Sexagem | Links |

Respostas às questões colocadas

(Colaboração de Luís Pires, Ovar)

Novas Questões e/ou Comentários
Respostas -Pág.13  Pág.12  Pág.11 Pág.10  Pág.9  Pág.8 Pág.7  Pág.6  Pág.5 Pág.4 Pág. 3 Pág. 2  Pág. 1

(30) 02-09-98
Nome
: Fúlvia  Andrade
Localidade: Campinas - SP - Brasil
Comentários:
Olá!!
Eu tenho alguns canários em casa, inclusive tiro ninhadas de vez em quando, e gostaria de saber qual o tempo de vida (média) de um canário?
Alguns dizem ser 5 anos e outros 15. Qual das duas idades é a correta?
Parabéns pelo site, está me ajudando bastante na criação.
Abraços,
Fúlvia

Resposta:
Olá minha virtual amiga FÚLVIA (parabéns pois tem um nome muito bonito!). Relativamente à questão que coloca, o tempo de vida média de um canário é de aproximadamente 9 anos. No entanto conheço canários de colegas meus, que viveram até as 12 ou 13 anos.
- No entanto, os canários que são usados na reprodução, particularmente as fêmeas, só deverão procriar até 5 anos. Poderão procriar mais anos, desde que não tenham mais que duas ninhadas por ano, e sejam alimentados com sabedoria, boa higiene e muita atenção.
- Para reproduções de canários de qualidade standard, não é aconselhável a utilização de mais de 4 ou 5 anos.
- Acredito que se consiga criar um ou outro canário até aos 15 ou mais anos, desde que lhe sejam dadas condições muito idênticas às da natureza.
- Já que costuma consultar esta site, permita-me que lhe alerte para o facto de que deverá ler o meu artigo sobre A MORTE DOS FILHOTES, bem como todas as respostas dadas a outros virtuais amigos, sobre questões que me colocam. Imprima tudo, e quando der por ela, daqui a um ano, terá um autêntico livro sobre canários, que até alguns semi-profissionais aprenderiam muito !!!
- Agradecido pelos parabéns, eu meu nome (colaborador desta site) e do produtor da mesma.
- Um grande abraço, de Portugal ao Brasil,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(29) 29/08/98
Nome
: José Carlos
Localidade: Torres Novas - Portugal
Comentários:
Gosto de todas as aves. Mas dos canários prefiro não falar.
Sou adepto de alguns psitacídeos, tendo já conseguido reprodução de alguns.
Na criação á mão dos mesmos tenho a preciosa ajuda da minha mãe.
Se alguém quiser trocar opiniões estou ao vosso dispôr.

(28) 26-08-98
Nome: Nivaldo Pradela
Localidade: São José do Rio Preto
Pais: Brasil
Comentário:
Agradeço de coração, por esta página simples e directa sobre o assunto de canários, pois sou novo com aves "canários", e o meu macho foi colocado com a fêmea, talvez de maneira errada e como consequencia, passou a ficar triste, "curujado", com as penas arrepiadas e sem forças como do costume.
Fiquei preocupado, juntamente com as minhas filhas e esposa, e ao ler a matéria das doenças, foi de grande valia o calor da lampada juntamente com o antibiótico de costume.
Agradeço novamente e lerei com mais calma todo o site para melhor tratá-lo, posteriormente mandarei notícias de que sou um bom aluno...
Hehehehe...
Toda a minha família agradece...

Resposta:
Meu virtual amigo, começo por agradecer em nome no produtor desta página (Aníbal Gonçalves) os elogios e agradecimentos à mesma.
Pelo que me apercebi, seguiu os conselhos do "item" que a mesma possui sobre doenças e eventualmente o dedicado à Morte dos Filhotes nos Primeiros dias - que é um artigo que deverá ser lido por todos os iniciantes criadores de canários e pequenas aves exóticas.
Apesar do exito que teve, gostaria de o alertar, ao meu virtual amigo e a todos os outros que do mundo da Lusofunia nos consultam, que, quando uma ave se encontra doente, para além de lhe fornecermos calor, entre os 30 e 35 graus centígrados, será sempre preferível tentar identificar a doença. Muitas vezes a doença é "apenas" stress, que normalmente em Portugal é designada por Sindroma da Doença da Faca, sendo reconhecida pelo estado de muita magreza em que a ave se apresenta, e o peito (quilha) que se apresenta afiado, tipo lâmina de uma faca.
- É essencial, dizia eu que, para além de um antibiótico e calor, antibiótico esse, que quando não é detectada a doença poderá ter uma composição de triplo antibiótico (em forma de minúscula pastilha), contendo Doxiciclina (hiclato) 0,4mg + Sulfadimetoxina sódica 2mg + Trimetoprim 0,4 mg.
- Nos dois primeiros dias, um cumprimido de 12 em 12 horas, depois, um por dia, durante 5 dias.
- Nos primeiros três dias para além do calor e a "pastilha", deveremos associar na água DEXTROSA, ou GLUCOSE, ou SACAROSE, própria para aves, à razão de uma pequenina colher de café (das Portuguesas) por bebedouro de 60ml. Juntar também complexo B (mas do bom), três dias, parar um, e dar mais dois dias, um multivitamínico que seja compatível com as Sulfamidas (nas boas marcas de laboratórios, estes referem normalmente os complexos multivitamínicos que não são compatíveis com "sulfas"). Se
não melhorar numa semana, repetir o Dextrosa, as vitaminas, e aventualmente alterar o antibiótico, pois não terá sido o mais indicado.
- A função da Dextrosa, ou Sacarosa, ou Glucose é a de dar energia à ave para esta ter forças para comer e beber. Não se deve dar mais três dias seguidos, pois origina muita sede, voltar e repetir se não houver melhoras, três dias depois.
- É ainda ESSENCIAL dar só ALPISTA e nunca uma mistura que seja composta por outros grãos, durante 6 a 8 dias, e dar uma papa com valor proteico acima dos 14%, e gordura inferior a 8%... NESSA papa juntar um PROBIÓTICO (aquilo que dá a vida).
- Os PROBIÓTICOS são totalmente desconhecidos da grande maioria (99% pelo menos) dos pequenos, médios e até grandes criadores. As funções dos BONS Probióticos são as de refazer todo o mal que o antibiótico causou no organismo da ave ou outro qualquer animal. Em Portugal são comercializador vários, um é particularmente espectacular, que é o KULTIBIOL - PROBIOTIC, de fabrico USA, introduzido na Europa pelos Laboratórios Calier - Espanha, e em Portugal comercializado pelo OrniZoo - 3770 Oliveira do Bairro. É que, para além de possuir Lactobacilos com funções de reposição da micro-flora intestinal, possui também numa excelente combinação, micro organismos anti-fungicos e anti-bactericidas, o que é excelente para prevenir o aparecimentos de doenças micóticas (Candida Albicans e a mortal PROVENTRICULITE), que na Europa está a preticar muitas "razias" nas criações, pensando a maioria dos criadores que são as doenças "tradicionais", colibacilose, salmonelose, coccidiose etc.
- Chega a ser milagroso a utilização dos Probióticos (também conhecidos por Fermentos Lácteos e por Proteínas do Lacto Soro).
- Nas minas criações, e criei com cerca de 50 fêmeas, obtive 250 canários de porte (Parisienses, Paduanos, Crests, Yiorkshire  raças de difícil criação, e ainda de fácil criação, os Frizados do Norte, Lizards, Glosters e Agatas) e não tive nenhum caso, de nenhuma doença - graças a uma alimentação cuidada e aos PROBIÓTICOS - apenas me morreram três aves jovens depois da separação (eventualmente com a Lankesterelose) e meia dúzia no ninho, por falta dos pais lhes darem de comer.
- Alerto todos os criadores iniciados e não só, é essencial para o éxito das criações o uso de um bom Probiótico - três dias por semana nas criações e muda e no restante, três dias de duas em duas semanas
(eu dou sempre todas as semanas). Na altura das exposições três dias antes e três dias depois, pelo menos. É um óptimo anti-stress, e o mais poderoso anti-diérreico.
- A tratamento do "Sindroma da Doença da Faca" que para a maioria dos criadores de canários e híbridos é uma grande dor de cabeça, com o tratamento acima indicado, garanto que é quase 100% eficar, salvo se for detectado já em fase última, em que não haverá nada a fazer, a não ser esperar o pior.
Um grande abraso amigo, de Portugal ao Brasil!!!
Luís Pires (Ovar-Portugal)

(27) 26-08-98
Nome: Sergio C. Vieira
Localidade: Rio de Janeiro
Pais: Brasil
Pergunta:
Parabéns pela otima página sobre canários. Estou com um problema com meus canários, já perdi três, acho que é PIOLHO, porque quando pego eles na mão, vejo vários parasitas andando nas penas, gostaria de saber que remédio usar?
Agradecendo deste já pela sua resposta.


Resposta:
Caro virtual amigo Sérgio, a minha vontade era enviar-lhe daqui umas palmadinhas sabe, é que quando chegamos a ver a olho nú parasitas a percorrer as pernas das nossas aves, é porque o meu virtual amigo será um pouco (será favor) desleixado com a higiéne dos seus canários.
É normal as aves terem uns quantos piolhos brancos/amarelados, que não são de forma alguma visíveis, pois são aqueles residentes naturais, que inclusivé são benéficos para os canários, pois removem determinadas
bactérias da pele das aves. Mas isto é em muito pequena quantidade, que nem damos quase por ver o canário a "coçar-se".
Pelo que vejo nunca terá usado um produto "insecticida" próprio para aves !???
- Bom, há 4 questões a resolver:
1 - Para eliminar o piolho das aves, é que se vê parasitas a olho nú, de dia, é porque pelo menos à noite existem também os Piolhos Vermelhos, terríveis parasitas para as aves, é que para além de lhes "chuparem" o sangue, provicam-lhes anemias, morrendo as aves um estado de magresa total. Também poderão transmitir muitas outras doenças às aves.
Como não "usa" insecticidas próprios, eles proliferaram aos milhares (ou milhões) e é um festim todos os dias, até morrerem todos os canários.
Deverá usar um "spray" próprio para aves, que mata os piolhos, mosquitos, aranhas, etc., que seja BOM, que mate e não que seja REPELENTE. Este deverá ser "burrifado" sobre as aves, a cerca de 50 cm (normalmente), para já trÊs dias seguidos, depois dia sim dia não, até ao desapareciemto total. Depois de desaparecerem, pelo menos uma vez por semana.
2 - Desinfecção das gaiolas e locais de acesso às mesmas. Deverá usar outro "spray" insecticida próprio para jaulas, que para além de insecticída, deverá ser bactéricida, fungicida e germicida (é isto tudo, e há no merdado da especialidade). Deverá "burrifar bem as gaiolas (não as aves), particularmente nas frinchas e nos cantos, e
paredes e chão que possam dar acesso às gaiolas. É que o Piolho Vermelho numa noite poderá percorrer 20 metros, o que quer dizer que a colónia poderá ter origem a alguma distância (tecto falso, quintal do vizinho ou seu, barracão velho etc.). Normalmente estes "insecticidas têm uma acção de pelo menos uma semana, devendo ser repetido todas as semanas, ou conforme o indicado pelo marca.
- Em Portugal dos melhores para mim (os que eu uso) são os "sprays" MENFORSAN, para aves e para gaiolas, dos Laboratórios BILPER - Espanha, e comercializados em Portugal pela ORNIZOO, Apartado 12, 3771 OLIVEIRA
DO BAIRRO codex. Reunem 5 qualidades: São insecticidas, bactericidas, fungicidas e germicidas, a quinta qualidade, é ao mesmo preço dos que só repelem e não matam!!!
3 - Tenho quase a certeza, que com tanto "festim" dos parasitas, e não tando "insecticidas" como inimigos, estes, em forma de minúsculos ácaros, também se terão alojado nas patas dos seua canários, formando pequenas escamas, ligeiramente levantadas, dando a impressão que o canário é velho.
Deverá usar uma Pomada ACARICIDA, por exemplo da CALIER, da TABERNIL, da LATAC etc., conforme as instruções da mesma.
.. ainda não acabei !
- Para evitar mais mortes, deverá paralelamente, dar uma boa papa com um bom PROBIOTICO (não é antibiótico), também conhecido por Fermentos Lácteos ou por Proteínas do Lacto soro. A papa deverá ter aproximadamente 16% proteína e 8% de gordura. Misture-lhe um pouco de Levedura de Cerveja. Durante uma semana, e depois, como entender, conforme a sua recuperação.
Na água, durante três dias, um pouco de DEXTROSA, ou SACAROSA, ou GLUCOSE (recuperadores de energia usados pelo columbófilos), juntamente com um com COMPLEXO B, dpois dois dias a água limpa, depois mais dois dias água com um complexo multivitamínico.
.. Depois disto, se quiser criar, utilize os conselhos dados nesta página, no artigo Morte dos Filhotes nos Primeiros dias.

Se eles não recuperarem com isto, é porque são portadores de uma doença, ou mais, que normalmente se resolverá um um triplo antibiótico, 6 a 8 dias, associado a vitaminas, boas papas, e um bom PROBIOTICO.
- Eu uso o KULTIBIOL-PROBIOTIC, de origem USA, representado na Europa pelo Laboratórios Calier, e comercializado em Portugal pela OIRNIZIOO, Apartado 12, 3771 OLIVEIRA DO BAIRRO codex.

- Todos os produtos que eu indico, são a título meramente informativo, aí no Brasil não sei que marcas as comercializadas, informe-se junto de um comerciante honesto, e se possível junto de um bom criador,
experiente. Não vá ao mais barato, que normalmente sai "rato", e V/ não poderá perder tempo com experiências, pois entretanto morrerá TUDO !!!
- Dê-me depois notícias, é que tenho aí no BRASIL muitos virtuais amigos, a quem já dei muitos conselhos, e nem sequer disseram nada - "nem sequer para dizer bem !" (Já que mal dizem os outros por tudo e por nada).
Resta-me desejer-lhe boa sorte, faça por não merecer mais "palmadinhas" de mau comportamento por desleixo.
As aves têm que ser bem observadas todos os dias, se as aprendermos a observar, passaremos a descobrir futuramente com uns ligeiros olhares o seu bom ou mau estado geral, alertando-nos para possíveis doenças.
Um grande abraço, de Portugal ao Brasil
Luís Pires (Ovar - Portugal)

(26) 25-08-98
Nome: Adilson Silva
Localidade: Piracicaba - São Paulo
Pais: Brasil
Comentário:
Oi pessoal
Sou criador de Canario do Reino - Roller registrados. Aqueles que tiverem informações de cuidados em geral e exposições peço que entrem em contato comigo ou até mesmo aqueles tenham interesse em aumentar seu plantel.
Um forte abraço

Adilson C. Silva
Rua Dr. Osorio de Souza # 474
Piracicaba - Sao Paulo
CEP - 13.418.190
Vila Independencia
BRASIL

(25) 20-08-98
Nome: Leonardo Souza
Localidade: Salvador - Baía
Pais: Brasil
Pergunta: Canarios de cor cantam? Onde comprar canários em Salvador?

Resposta:
Indiferentemente de cor do canário, quando este é macho, CANTA. Particularmente na época do acasalamento, que no BRASIL começa neste mês de Agosto e se prolonga num período de reprodução atá final do ano, entrando em muda de pena posteriormente julgo que até Março, aí no Brasil, pois em Portugal, de onde te estou a escrever, á totalmente diferente.
- No período da muda da pena o Canário não canta !!!
- Também terás que confirmar se é macho ou fêmea, pois as fêmeas não cantam, salvo raras excepções, perto dos acasalamentos, mas não tem a qualidade e potência co canto dos machos.

- Relativamente onde poderás encontrar bens canários e onde se localizam clubes de Canaricultores ou Ornitófilos em SALVADOR - BAíA !?
- Não faço ideia, como já tiveste oportunidade de compreender, esta página sobre canários é de PORTUGAL (do nosso virtual amigo Aníbal Gonçalves, de Miranda do Douro, na qual eu sou colaborador), o país irmão do BRASIL, e apenas possuo indicações de comerciantes e criadores da área de S. Paulo e do Rio de Janeiro.
- Conheço no entanto duas entidades que editam revistas sobre ornitófilia que te poderão ajudar concerteza, já que são entidades muito conhecedoras do que existe no teu país.
- Poderás contactar e pedir informações por exemplo a:

CORREIO BRASIL ORNITOLÓGICO
Rua Oscar Salgado de Vasconcelos, 164
CEP: 13.214-341
JUNDIAI - SÃO PAULO
AO-Atualidades Ornitológicas
Caixa Postal 238
86870-000 IVAIPORÃ
BRASIL

Boa sorte !!!
Um grande abraço,
Luís Pires (Ovar-Portugal)

(24) 14-08-98
Nome: José Jorge Pedreiro Neto
Localidade: Santo André - SP
Pais: Brasil
Pergunta:
No ano passado comprei um canario branco como sendo femea para procriar com um macho amarelo que já tinha, não tive sucesso, descobri que se tratava de um macho.
Tenho este canario até hoje mas ele não canta, ele é roco sem canto, o que posso dar para melhorar sua ronquidão e tentar com que ele cante.
Obrigado
J.Jorge
Estou formando este ano 4 casais para procriação e ele esta com uma femea amarela bem clara, está e a união correta ?

Resposta:
Relativamente às duas questões levantadas, estas merecem três respostas.
- Na altura do acasalamento é muito fácil detectar de possuimos um casal ou dois machos, ou duas fêmeas.

- As fêmeas, na época da reprodução ficam com o abdomem e com a cloaca inchados, enquanto que os machos ficam com um "espigão" mais ao menos cumprido, até aproximadamente 50mm, ligeiramente inclinado para trás.
Pelo que, ao inchar da cloaca da fêmea, esta fica toda apontada para trás. Na altura em que andam em volta do ninho, será só pegar neles e verificar. Um macho nunca conseguirá passar por fêmea nessa altura.
Eventualmente uma fêmea poderá não procriar no primeiro ano (só os canários de grande porte), pelo que não desenvolverá o seu orgão reprodutor, parecendo quase um "espigão" de macho. No entanto, nas reças de canários de cor, é quase impossível a não criação no primeiro ano, a partir normalmente dos 9 meses de idade - que é a altura ideal para acasalamento.

- Quanto ao macho não cantar... poderá ter acontecido que esse macho ter entrado em stress na altura em que o outro macho se tornou o dominante, e esse, para evitar lutas, submeteu-se às "ordens" do outro, não desenvolvendo os seus dotes de procriação. Os canários e outras aves não cantam para nós humanos ouvirmos, mas sim para as fêmeas os ouvirem, como atractivo sexual ou de procriação. Como o macho não nessa fase, poderá ter abdicado do canto, nesse ano.

Agora, para além dos reprodutores terem necessidade de um bom complexo multivitamino + mineral + aminoácido, deverá ser utilizado assíduamente (duas vezes por semana) um vitamínico composto pelas vitaminas A, D3, E e C, para estimular particularmente o macho. Para um acasalamento mais perfeito, os casais deverão estar separados um do outro (macho da fêmea) com uma divisória de grade, afim de se verem e se "desejarem" e cortejarem, entre 8 a 15 dias, colocar o ninho na fêmea ao fim desses dias, e só quando ela começar a fazer o ninho é que se deverá juntar o macho.
Esta separação e um bom complexo vitamínico poderá insentivá-lo a cantar. Isto partindo do princípio que ele não terá tido uma "afonia" definitiva provocada por uma doença, como por exemplo a Micoplasmose.

- Também, um casal não deverá ver o outro casal, pelo menos aí a uns dois a três metros de distância, pois poderá haver "paixões" pelo parceiro errado. Se possui um viveiro duplo, onde tem um casal de cada
lado, deverá colocar uma divisória em chapa para os casais não se verem. Apenas uma determinada fêmea deverá ver o macho que lhe determinámos, e vice-versa.

- Relativamente à questão do acasalamento correcto. Quando se trata de acasalar brancos com amarelos e vice-versa, não há problemas de ser mais claro ou mais escuro o tom do amarelo.
- Outrossim haverá problemas de acasalar dois brancos, o que constitui factor letal, e haverá uma grande percentagem de mortes. Acasalando amarelos com amarelos, é possivel a 100% desde que utilize um amarelo intensivo (cor forte e penas mais aderentes ao corpo) com um amarelo nevado (amarelo esvaído com pontas das penas brancas), independentemente de macho ou fêmea serem de uma ou de outra tonalidade.

- Para os criadores de canários brancos recessivos (aqueles que a pele é de cor arroxeada) deverão ter em condideração que estes canários práticamente não produzem a Vitamina A, pelo que deverão dar muito assíduamento mais vitamina A e E em complemento dos outros complexos vitamínicos que venham a administrar.

Deverá ter em atenção os cuidados a ter antes e durante os acasalamentos, lendo para o efeito o meu artigo sobre CAUSAS DE MORTE DOS FILHOTES.

Um abraço amigo
Luís Pires (Ovar-Portugal)

(23) 11-08-98
Nome: Luckxander Sena Sidney
Localidade: Belo Horizonte - Brasil
Pergunta:
Sou criador de canários híbridos de fêmea de canário com macho de pintassilgo brasileiro. O problema é que mais ou menos 4 em 4 meses meu pintassilgo perde todas as penas da asa esquerda de uma só vez e não consegue voar e acasalar. Poderiam me dizer se algum tipo de vitamina ou medicamento ajudaria a resolver o problema?

Resposta:
É a primeira vez que alguém me coloca uma questão desse género. Por vezes os canários (e não só), mudam as penas uma segunda vez, que é a chamada Falsa Muda Francesa, originada por problemas relaccionados com temperatura anormal para a época e luminosidade.
- Não estou a ver o Pintassilgo, mas poderá ser um caso idêntico, ou uma espécie de SARNA DESPLUMANTE, que normalmente só ataca na nuca e pescoço, e normalmente é só a penugem que cai, nunca as penas das asas e da cauda.
Terá que observar se detecta bactérias, pequenas escamas etc., na zona das desplumagem. Se detectar, poderá ser um tipo de sarna, que terá que ser tratada com uma pomada à base de CALABRIL 2%, com uma só aplicação.
Em Portugal conheço da Morreau (Anti-Gale) e da Océ (Océnet).
- As desplumagens fora das épocas próprias poderão dever-se também a uma avitaminose (falta de vitaminas essenciais, minerais e aminoacidos), por fificiente alimentação.
Para encurtar as mudanças de pena, deverá ser usado um bom (muito bom) complexo MULTIVITAMÍNICO + MINERAIS + AMINOÁCIDOS, que normalmente é bem mais caro que os vulgares do mercado barato, que são muito dificientes.
- Mais concretamente, o multivitamínico deverá ter as Vitaminas A, D3, E, todas do Complebo B, Acido Fólico e outros. Deverá conter pelo menos os 9 aminoácidos essenciais (Biotina, Lisina, Metionina etc.)e Os minerais, zinco, ferro, manganés, magnésio, cobre, selénio e outros.
-É aconselhável dar uma papa com teor aproximado de 15% de proteínas e 8% de gordura, 3% de fibras e minerais.Poderá por exemplo o complexo multivitamínico e aminoácido ser de colocar na água da bebida e os minerais em pó de acrescentar na papa.
- A esta papa deverá juntar Levedura de Cerveja e um bom PROBIÓTICO (não confundir com antibiótico). Probióticos são Proteínas do Lacto Soro ou Fermentos Lácteos, indespensáveis na época reprodutiva e da muda.
Cuidado com as papas amarelas e vermelhas, são demasiado gordas (normalmente entre os 10 e os 16% de gordura), em qualquer época do ano. A uma papa Amarela deverá juntar-se sempre uma papa "SECA" de cor neutra, com teores de gordura até 5%.
Use assíduamente um bom "spray" próprio para aves, que elimine mesmo os parasitas, e não que apenas seja repelente. Deverá ser para além de insecticida, germicida, bactéricida e fungicida (que existem poucos no mercado).
Espero contribuir para a resolução do seu problema,
Um abraço amigo,
Luís Pires (Ovar-Portugal)

(22) 10/08/98
Nome
: Paulo Torrezan
Localidade: São Carlos - SP - Brazil
Comentarios:
Fabricante de Gaiolas de Arame galvanizado.


© Copyright AAG/2007