| Início | Raças de Canários | Fotografias | Reprodução | Alimentação | Saúde | Gaiolas | Mercado | Sexagem | Links |

Respostas às questões colocadas

(Colaboração de Luís Pires, Ovar)

Novas Questões e/ou Comentários
Outras Perguntas e
Respostas - Pág. 14 Pág.13  Pág.12  Pág.11 Pág.10  Pág.9  Pág.8 Pág.7  Pág.6  Pág.5 Pág.4  Pág.3 Pág. 2  Pág. 1

(120) 09-Jan-99
Nome: Evandro Segato
Localidade: Alphaville SP - Brasil
Pergunta:
Muito obrigado pela sua atenção, vou tentar não incomoda-lo mais, mas você disse uma coisa que me deixou confuso. Eu não retiro os ovos a medida que estão sendo postos pela minha canária, aliás eu achava que não poderia tocá-los por que ela poderia abandoná-los, é verdade?
Ela botou 4 ovos um por dia e eu não mexi, isso vai atrapalhar o choco?
Pelo que eu entendi eu deveria ter tirado todos, após ela botar o último colocá-los novamente para chocá-los todos de uma vez.
Abraços
Evandro


Resposta:
Olá Evandro
      Compreendo que tenha receio em mexer no ninho enquanto a fêmea faz a postura. Normalmente as fêmeas fazem a postura por volta das 7 horas da manhã, se estiver atento pode retirar o ovo quando a fêmea sai do ninho para se alimentar. Normalmente não há problemas de abandono do ninho só por se substituir os ovos verdadeiros por ovos plásticos. O instinto de reprodução é muito forte e a fêmea vai de certeza voltar. Eu chego a acariciar algumas fêmeas com a mão enquanto elas estão no choco!
      Diz que a sua canário botou (é gira esta expressão!) 4 ovos, como não os retirou a eclosão acontecerá pela ordem de postura. A eclosão do 4 ovo acontecerá 4 dias depois da do primeiro, tendo já o filhote duplicado de peso. Esse é o problema. Os últimos a nascer vão ter muitas dificuldades em sobreviver junto de irmãos 4 dias mais velhos. Também os pais vão ter dificuldades em alimentar filhotes tão desigualmente desenvolvidos.
      Aqui em Portugal é fácil encontrar ovos de imitação, naturalmente que no Brasil também. Faça a experiência...
Um abraço
Aníbal Gonçalves - Portugal

(119) 09-Jan-99
Nome: Glaucia
Localidade:  () - Brasil
Pergunta:
olá
Moro no Brasil e possuo dois canários, que chamamos de Belga, um deles tem a cor alaranjada pois tem fator cor, o outro é branco com manchinhas marron, um chama-se Penosinho e o outro chama Tico eu costumo chama-lo de tiquinho pois é muito pequeno; os dois são machos e alegram nossa casa cantam o tempo todo, um deles sabe imitar direitinho o periquito que possuimos, não podem ser separados é só tirar uma gaiola de perto da outra que fica uma gritaria infernal o Tiquinho pia o tempo todo o Penosinho idem e o periquito grita todos ficam esticando o pescoço para olhar o que esta acontecendo aonde o outro vai enfim são companheiros inseparáveis embora morem em gaiolas separadas, naturalmente.
Mas enfim a duvida que fiquei ao ler sua home page pela qual gostaria de parabeniza-lo pois muito acrescentou é que o sr. faz um comentario a respeito da gaiola que deve-se evitar gaiolas circulares eu gostaria de saber por que? pois estava justamente pensando em comprar uma gaiola circular por achar que é maior e mais confortavel para os canários. A gaiola deles hoje tem cerca de 25 cm de largura por 43 cm e 30 de altura a redonda (o sr. fala circular aqui no Brasil costumamos usar redonda) tem cerca de 36 cm de diametro nos parece bem maior portanto melhor , mas como não é a primeira vez que leio isso gostaria de esclarecer. Como toda mulher gosto de ter a casa bonita e fiquei pensando naquela gaiola dourada redonda como a do piu-piu, aquele lindinho canário amarelo dos desenhos animados que vive fugindo do gatinho..
Como boa Brasileira acho que falei demais e tomei muito tempo do Sr. aguardo sua resposta cumprimentando-o mais uma vez pelo belissima trabalho.
um grande abraço ca do Brasil
Glaucia Gallo

Resposta:
Olá Glaucia
Eu também tinha um canário chamado Tico. Infelizmente morreu de esgotamento em Agosto.
Em primeiro lugar quero chamar-lhe a atenção para o seguinte: muitas vezes nós, humanos, somos egoístas e achamo-nos o centro do mundo. Os animais e as plantas não existem para nos agradarem e muitos deles já existiam antes de nós. Eu costumo dizer aos meus alunos que uma flor não cheira bem para que nós gostamos dela. Cheira bem porque necessita de atrair os insectos. O que quero dizer com isto? Nem sempre o que nós pensamos e fazemos é o melhor para os animais. Imagine que a sua casa era redonda (circular)... e a sala... e o quarto... O problema das gaiolas redondas é que as aves não têm pontos de referência, tudo à sua volta é igual, sem linhas horizontais que lhes sirvam de referência. É claro que sobrevivem mas possivelmente viverão em Stress.
Não acho a gaiola dourada boa ideia. Desista também de uma gaiola cheia de enfeites e baloiços. Quanto mais simples melhor. A gaiola em forma de paralelipípedo rectângulo será a melhor para os canários embora não seja a mais bonita para a sua casa.
Outro facto curioso é a Glaucia dizer que o canário imita o periquito... não seria melhor o inverso? Os periquitos não são boa companhia para os canários. Claro que se aceita, visto que não pretende que os seus canários entrem em nenhum concurso de canto. Contudo, não junte nunca o periquito e os canários. Os periquitos são muito agressivos e poderiam magoar os canários.
Longa vida para os seus canários e um bom ano 199 para si.
Aníbal Gonçalves (Portugal)

(118) 08-Jan-99
Nome: Evandro Segato
Localidade: Alphaville SP - Brasil
Pergunta:
Minha canária está chocando 04 ovos que acredito estar galados, minhas duvidas são:
    1 - O tempo de choca é de aproximadamente 13 dias, a temperatira externa (ambiente) influência nesse tempo, ou seja, se está muito frio esse tempo pode aumentar?
   2 - Posso deixar a banheira de banho no viveiro durante esse tempo que ela está chocando ou é preciso retirar?
Obrigado
Abraços


Resposta:
Olá Evandro
O tempo não tem grande influência no tempo necessário para o choco. Se retirou os ovos à medida que foram sendo postos e os colocou todos ao mesmo tempo para o choco, pelos 13/14 dias eclodem todos. Se tem
dúvidas pode ver os ovos em contraluz. É possível verificar se estão galados ou não. Ao fim de alguns dias de choco já é possível verificar se os ovos estão fecundados observando-os em contraluz. A vantagem deste procedimento é evitar que a fêmea fique todo o tempo no choco, para nada.
Quanto ao banho, em minha opinião, não deve ser possível. Tudo que possa perturbar o choco deve ser evitado. A fêmea pode tomar banho e molhar os ovos arefecendo-os. Há quem defenda que se deve colocar a banheira no último dia do choco, para que a fêmea tome banho e humedeça a casca dos ovos facilitando a eclosão.
Um abraço
Aníbal Gonçalves- Portugal

(117) 05-Jan-99
Nome: Ricardo Bergonso
Localidade: Assis - Brasil
Comentarios:
Qualquer tipo de troca de informações sobre canários de porte,especialmente Lizard

(116) 05-Jan-99
Nome: Dieggo Gonçalves de Azevedo
Localidade: Florianópolis/Santa Catarina - Brasil
Comentarios: Gostaria de trocar informações com criadores de canários , sobre canto, alimentação e criação de danários, pois mais tarde pretendo iniciar uma criação destes maravilhosos pássaros, no momento só possuo 1 casal.
Atenciosamente,
Diego.

(115) 05-Jan-99
Nome:Niki
Localidade: Cascavel-Pr - Brasil
Comentarios: Desejo informações de criadores do canário da terra "peruano", uma espécie bem maior que a do canário normal e de uma cor bem mais acentuada, que está se difundindo entre os criadores noBrasil.
(Gostaria de saber preço e como adquirir)

(114) 05-Jan-99
Nome: Evandro Segato
Localidade: Alphaville SP - Brasil
Pergunta:
Tenho duas canárias que estão juntas na mesma gaiola há mais de dois anos, adquiri uma canário (macho) e coloquei junto a elas com o intuíto de reproduzirem, notei que logo de início houve uma antipatia entre eles, aparentemente os três ficaram mais agressivos, o que devo fazer?
Separá-los, ou isso é uma atitude normal que com o passar dos dias eles tendem a ficarem "amigos".
Quanto tempo devo deixar o macho com elas? até o nascer dos filhotes ou devo tira-lo antes.
Muito obrigado


Resposta:
Olá Evendro, a sua questão é muito idêntica à da Nívea Segato, (113) pelo que não valerá a pena repetir tudo outra vez, pois deverá seguir os conselhos que forneço nessa resposta.
- Quanto ao macho estar ou não com as fêmeas quando os filhotes nascem, claro que sim, se entretanto este não estiver a galar a fêmea do lado, logo que oportuno, ele deverá estar na parte onde haja filhos nascidos, para colaborar com a fêmea na alimentação dos mesmos.
Um grande abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(113) 05-Jan-99
Nome: NIVEA  SEGATO
Localidade - SÃO PAULO -BRASIL
Pergunta
Tenho 02 fêmeas em um viveiro e um macho em uma gaiola separada, uma de minhas fêmeas já botou 5 ovos (há uma semana) que por não estarem galados não aconteceu nada, estou querendo colocar o macho junto com elas agora, uma vez que é época delas botarem os ovos, minha duvida é se posso colocar ele junto com as duas no viveiro, e se a minha fêmea que já botou 5 ovos pode voltar a botar mais ovos (desta vez galados) ainda nesta época.
Com quantas fêmeas eu posso colocar um macho, ex: posso colocar um macho no viveiro com 10 fêmeas?
Com quanto tempo de vida o canário está pronto para copular?
Muito obrigado pela ajuda e parabéns pela excelente página.

Resposta:
Queria e virtual amiga Nívea, grato pelos parabéns à página e passemos à resposta às suas várias questões:
Só é aconselhável criar em comunidade se o tamanho dos viveiros for relativamente grande. Quando existem mais que uma fêmea, deveremos colocar mais ninhos que o númerod e fêmeas, isto é, se tiver 10 fêmeas, convem colocar em vários locais, pelo menos uns 12 ninhos.
- Com 10 fêmeas deverá ter pelo menos 3 ou 4 machos, daí, o"território" ter que ser alargado, para evitar muitas disputas sangrentas.- Por exemplo, se tem uma gaiola de 50x50x50cm, apenas poderá ter um casal. Se tem uma gaiola de 100x50x50cm, poderá ter um macho e duas fêmeas, mas cada fêmea num dos lados, separado com um "separador" em que uma não veja a outra, e coloca o macho alternadamente, enquanto elas não colocam o 4º. ovo.
- Por exemplo: Deixa o macho com a fêmea 1, das 15 horas às 15 horas do outro dia, e depois o mesmo com a fêmea 2. Isto porque os ovos são estão prontos a "galar" por volta das 12 horas - 13 horas, já que, o óvulo nas fêmeas começam a desonvolver a partir do momento em que aparece a luz do dia, se o dia nascer às 6 horas da manhã, ele só estará pronto a ser fecundado por volta das 12 horas, compreendido.
Assim, não adianta ter com uma de manhã e com outra à tarde, pois a não ser que "gale" a primeira ao final da manhã é que a fecundará.
- Um macho, se só tiver uma fême a para galar, estará em plenas funções meia dúzia de anos. Se tiver mais que uma, naturalmente que não galará essa meia dúzia de anos, talvez três ou quatro, com eficácia.- A época dos acasalamentos está a terminar, eventualmente poderá ainda tentar uma postura, se entretanto os seus canários não entraram na muda da pena, que é detectável pela presença anormal de penas pelo viveiro ou no chão.
- Um beijo para a Nívea e votos de um Bom Ano de 1999.
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(112) 05-Jan-99
Nome: Helena
Localidade: ( ) - Portugal
Pergunta:
Caro Aníbal (suponho que seja este o seu nome - segundo o email),
Antes de mais, muitos parabéns pelo magnífico site.
Comprei um casal de canários há cerca de 15 dias. Não tenho a certeza absoluta de que se trata de um casal. Acho que só o tempo o dirá. Eles estão na mesma gaiola. De início, pareceu-me haver alguma luta entre eles. Separei-os durante um dia. Pareceu-me que queriam estar juntos, então, retirei a separação. Agora, parecem já estar habituados um ao outro. O que me foi vendido como macho (o Zac) não canta nem pia, apesar de me parecer de plena saúde: come bem e não está emagrecido nem a perder penas. O que me foi vendido como femea ( a Lili) farta-se de piar de forma alegre, não sendo propriamente um(a?) cantor(a?).
De qualquer forma, a minha pergunta é a seguinte: a gaiola é limpa todos os dias e não estou a lidar com nenhuma doença neste momento.
Gostaria é de saber quais os cuidados preventivos a ter com a higiene da gaiola e dos canários. É necessário usar algum insecticida, ou algo do género, de forma preventiva e rotineira ?
Agradeço imenso o seu conselho sobre esta matéria.
Aproveito para lhe desejar um próspero ano novo !!!
Helena.


Resposta:
Olá Helena, suspresa!!!
- Não é o Anibal que responde, embora esta "site" seja de sua autoria, mas sim o Luís Pires, que colabora como amigo Anibal nesta mesma "site".
- Relativamente às suas questões, sugiro que continue com o casal separado pelo menos até ao final do mês de Janeiro, só depois os deverá juntar, colocar um ninho, e seguir os muitos conselhos que existem nesta "site".
Para não me repetir continuadamente, aconselho a Helena a, com paciência, ler grande parte das respostas, os artigos da site (Morte dos Filhotes, etc.) e então aprenderá muito, inclusivé que cuidados   com a preparação, a limpeza e desinfecção, etc.
- O melhor será ir imprimindo grande parte dos artigos e respostas, a exemplo do que fazem muitas centenas de amigos atentos a esta "site", e terá um bom livro conselheiro. Qualquer questão posterior, poderá colocar, se não encontrar entretanto uma resposta na "site".
- Entretanto, com os canários separados, de certeza que se um deles for macho, em breve cantará.
Um beijo para a Helena, e votos de um Bom Ano Novo.
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(111) 05-Jan-99
Nome: Eduardo
Localidade: ( ) - Brasil
Pergunta:
Oi gente, tudo bem? Eu tenho um casal de canarios e eles estao chocando, gostaria de saber de voces o que devo fazer para que eles sobrevivam, pois eles ja chocaram por duas vezes e nas duas os filhotes morreram, eu nao sei o que esta acontecendo. por favor me ajudem! obrigado,
Eduardo

Resposta:
Oi Eduardo, não seja "malandreco" e desse ao trabalho de ler um pouco mais esta "site" e encontrará várias respostas à sua questão, por exemplo a resposta nº. 89 desta "site", assim como a Artigo sobre A MORTE DOS FILHOTES, PROVENTRICULITE e OS PROBIÓTICOS.
- Esteja mais atento à página O.K.!!!
Um abraço,
Luís Pires (Ovar - POrtugal)


© Copyright AAG/2007