| Início | Raças de Canários | Fotografias | Reprodução | Alimentação | Saúde | Gaiolas | Mercado | Sexagem | Links |

Respostas às questões colocadas

(Colaboração de Luís Pires, Ovar)

Novas Questões e/ou Comentários
Outras Perguntas e
Respostas - Pág. 14 Pág.13  Pág.12  Pág.11 Pág.10  Pág.9  Pág.8 Pág.7  Pág.6  Pág.5 Pág.4  Pág.3 Pág. 2  Pág. 1

(110) 04-Jan-99
Nome: Mário Guillherme L. Moura
Localidade: Campina Grande - Pb - Brasil
Pergunta: Gostaria de parabenizalo por sua graciosa homepage e gostaria também descobrir como sabemos que uma canária está pronta para acasalar. um abraço! E um Feliz Natal

Resposta:
Lá Mário, há vários sintomas que nos levam a indiciar que a fêmea está pronta a acasalar. Tenta arrancar penas do próprio corpo, para fazer ninho, eventualmente a um canto da gaiola ou numa vasilha de comida. Se colocarmos algumas palhinhas ou fiapos de sisal ou algodão, andará com elas na boca, e, eventualmente, se estiverem mais que duas fêmeas juntar, tentarão acopular com uma das outras.
- Também, se pegares nela, com a barriga para cima, sopras as penas e poderás ver se terá a cloaca bem desenvolvida e um pouco "inchada".
Grato pelos parabéns, votos de um bom 1999.
Um grande abraço,
Luís Pires (Ovar - Portugal)

(109) 04-Jan-99
Nome: Evandro Ruiz Segato
Localidade: São Paulo - Brasil.
Pergunta:
PARABÉNS PELA PÁGINA, MUITAS DUVIDAS MINHAS JÁ FORAM TIRADAS E COM CERTEZA MUITAS AINDA SERÃO.
TENHO DOIS CANÁRIOS EM UM VIVEIRO, UMA É FÊMEA POIS BOTOU 4 OVOS E O OUTRO NÃO TENHO CERTEZA, ELA ESTÁ CHOCANDO OS OVOS A 7 DIAS, O QUE DEVO FAZER E COMO SABER SE O OUTRO É MACHO. (NENHUM CANTA)
OUTRA DUVIDA É SE POSSO CRIAR NESSE MEU VIVEIRO (2 METROS QUADRADOS) VÁRIOS CASAIS JUNTOS, OU SEJA UMA MEIS DUZIA DE CASAIS, ELES BRIGARIAM?
FARIAM CRUZAMENTOS? EU TERIA QUE COLOCAR VÁRIOS NINHOS? SE EU DESCOBRIR QUE OS DOIS CANÁRIOS SÃO FÊMEAS, DEVO COMPRAR UM MACHO E COLOCAR JUNTO COM AS DUAS OU DEVO SEPARAR? QUANDO EU COMPRAR ESSE MACHO DEVO COLOCÁ-LOS JUNTOS IMEDIATAMENTE OU DEVO DEIXÁ-LO SEPARADO POR ALGUNS DIAS PARA ELE CANTAR?
AGRADEÇO DEMAIS ESSAS RESPOSTAS.
ABRAÇOS E APROVEITO PARA DESEJAR A VOCÊS UM FELIZ NATAL E UM ANO DE 1999 CHEIO DE PAZ, AMOR E HARMONIA.


Resposta:
Caro amigo Evandro, será fácil detectar nesta altura o macho da fêmea. Se pegar na fêmea (de ventre para cima e soprar), verificará que esta tem a zona do abdomem (barriga) prolongada em cone redondo, tendo a cloaca "inchada". Se pegar no "macho" e este tiver um formato idêntico ao da fêmea, então também é fêmea, e terá tendência a querer também depositar ovos no mesmo ninho, e até estar a chocar ao mesmo tempo. Se o "macho" tiver quase no final da "barriga" um "espição" eventualmente erecto, é um macho!!
- Poderá de facto num viveiro de de 2 m2 ter dois ou trÊs casais, eventualmente dois machos e 4 fêmeas, no entanto o número de ninhos deverá ser superior ao número de fêmeas.
- Se forem duas fêmeas, tente colocar o macho em local visível das fêmeas, eventualmente o viveiro com um separador de "grelha", por uns dias, e depois aplique a "técnica" acima descrita.
- Claro que, se existir mais que um macho, convém i viveiro ter mais que 1 m2, pois cada um tentará demarcar o seu território. E não conseguirá controlar os acasalamentos.
Agradeço e retribuo os votos de um 1999 Cheio de Paz, Amor e Harmonia.
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(108) 04-Jan-99
Nome: Isabel Macias
Localidade: ( ) - Brasil
Pergunta:
Toda vez que vou colocar comida para meu canário ele abre as asas e começa a piar alto, isto é sinal de que?

Resposta:
Querida virtual Amiga Isabel, não é muito normal um canário reagir dessa forma... é mesmo um canário!??
- Eventualmente estará um pouco agressivo por atravessar (já no final) a época do acasalamento, e não tendo fêmea, terá ficado um pouco transtornado - mas com o tempo passará - não é sintoma de doença, a não ser que fique com Stress, tente dar-lhe um suplemento vitamínico, pelo menos dois dias por semana, até porque está a chegar a época da muda da pena, e ele irá necessitar disso.
Com o envio de votos de um Bom Ano de 1999,
Luís Pires (Ovar - Portugal)

(107) 04-Jan-99
Nome: Pietro Paladini
Localidade: Brasil
Pergunta:
Olá,
Meu nome é Pietro e sou novato na criação de canários. Para falar a verdade tenho numa gaiola dois, um da telha e um Belga.
Reparei esta manhã que o Belga estava com a pata machucada, perto da unha formou-se uma bola e dói, pois ele evita apoiar a pata. limpei com alcool iodado e passei uma pomada Nebacetim (antiinflamatório), devo fazer alguma outra coisa ? O que pode ser isto ?
Pietro Paladini


Resposta:
Caro Pietro, julgo que eventualmente o seu canário se terá aleijado, e à partida a pomada que lhe está a administrar será adquada.
- No entanto, se constatar que não passa ou que o canário estará a ficar com problemas de crostas na zona dos olhos ou noutra parte do corpo, pode´rá ser Varíola Cutânea - que poderá passar por si só, desde que o canário esteja bem vitaminado, ou ser mais forte, e "levar" atrás de si o canário em alguns dias.
- Nas respoastas 14 e 18 desta "site" encontrará pormenores sobre doenças das patas.
Votos de um Bom 1999
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(106) 04-Jan-99
Nome: Christine Fontana
Localidade: Paraná - Brasil
Comentário:
Encontrei sua page, e gostaria de deixar meu endereço, p/ que possa vir a ter contato com criadores de canários. Meus preferidos são os vermelhos da linha clara, os cobres, os ágatas vm mosaico e os feos. Crio há 3 anos, e apesar de gostar de todos , e de ter vários, animais, os canários são minha paixão. a cada ano apanho e aprendo um pouco mais, por osto gostaria muito de conversar com criadores com maior experiência.
Moro no Paraná, e sempre que possível vou aos campeonatos brasileiros, onde já consegui aprender muito. Como em 1999 o campeonato realizar-se-á em Londrina, perto da minha cidade, com certeza poderei ir atá lá aprender mais um pouco, e quem sabe levar algum para participar.
Grata por sua atenção
Christine Pires Fontana
chrysty@fenixnet.com.br

(105) 29-Dez-98
Nome: Carlos Perdigão
Localidade: Brasil
Pergunta:
Amigo Aníbal,
O livro que voce me mandou foi ótimo, mas a sua home page tem tudo que  eu precisava. Tenho navegado por ela diariamente.
Amigo estou com uma dúvida cruel...
- A minha fêmea começou a contruir o ninho, já posso juntar os dois?
- Devo ajudar a construção do ninho?
- Estou super nervoso parece que eu serei o pai!!!!
- Gostaria que se vc pudesse me explicasse mais sobre quando juntar o casal, esta é a minha maior dúvida.
Mais uma vez Parabéns por este site que tanto ajuda os criadores de canários.
Muito Obrigado por tudo.
Abraços
Carlos Perdigão


Resposta:
Olá Carlos, desta vez não é o Anibal, mas o Luís Pires que responde. Não adianta estar nervoso, pelo menos à frente dos seus canários pois poderá transmitir esse nervosismo. Quanto mais "mexer" pior.
Existem várias respostas minhas na "site" sobre técnicas de acasalamento, nomeadamente na resposta nº. 93, e em mais duas ou três.
Leia com atenção, e seja muito feliz como "papá" adoptivo.
Um grande abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(104) 29-Dez-98
Nome: José Carlos
Localidade: Ribeirão Preto - Brasil
Pergunta:
Vi na pagina que é mantida por voces, que canarios devem tambem serem alimentados com frutas.
Moro no Brasil e sou um pequeno (nano) criador. Gostaria de saber que tipo de fruta posso dar aos bichinhos??
Atenciosamente
Jose Carlos


Resposta:
Caro José Carlos, eu normalmente só dou maçã e pera, bem maduros, no máximo 3 dias por semana, e nunca deveremos deixar estar a fruta à disposição dos canários ou outras quaisquer aves, mais que 24 horas, para não fermentar. Também gostam de uvas, melão, laranja, giló etc. Mas tudo fornecido moderadamente e alternadamente.
- Tudo bem lavado (e seco), e de preferência tirar as pevides interiores, das frutas que as tiverem.
Um abraço, Luís Pires (Ovar - Portugal)

(103) 29-Dez-98
Nome: Nivaldo
Localidade: Brasil
Pergunta:
Bem, um dos meus canarios, "estava" tudo bem, até que de uns três dias pra cá, ele começou a dormir com a cabeça pra frente. Tenho observado a respiração e está tudo normal aparentemente, e tbm está dormindo em uma perna só.
Na realidade durante o dia ele come e se agita normalmente, o esquisito está sendo mesmo a posição de dormir.


Resposta:
Olá Nivaldo, como está, continua visitante assíduo da nossa "site". Não sei que lhe diga, o canário está bem, dorme numa só pata, o que é sinal de vitalidade, eventualmente terá apanhado algum mau geito no pescoço. e nada mais!
Um abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(102) 29-Dez-98
Nome: Fábio
Localidade: S.P - Brasil
Pergunta
Gostaria de saber sobre o processo de criação de canários em estufas (sei que existe no Japão).
Os filhotes são tratados com uma solução administrada pelo homem e os ovos são chocados na estufa.
Desde já agradeço quaisquer informações.


Resposta:
Não conheço o que os Japoneses fazem, mas, teóricamente é possível chocar os ovos dos canários, como de qualquer ave em chocadeiras, desde que se lhes forneça as temperaturas e húmidades necessárias. No entanto, como sabe, os canários e as aves canoras e ornamentais em geral não são auto-suficientes quando nascem, pelo que, depois de "chocados" os ovos na chocadeira, teóricamente, é possível mantê-los em "estufa" numa temperatura idêntica à que a mãe lhe proporcionará. O mais difícil será a alimentação, pois terá que a administrar através de uma seringa própria ou com um palito, normalmente de duas ou de três em três horas, das 6,30 horas da manhã, até às 10,30 horas da noite, Essa papa obedecerá a determinadas normas muito especiais, pois trata-se de uma papa que substituirá a papa dos pais a 100%.
- Eu saberei mais ao menos "confeccionar" essa paparoca, pois já fiz a experiência em criar 2 Glosters desde o primeiro dia, até aos 30 dias, onde eles alcançaram a autonomia completa - sem os pais lhes terem fornecido nunca qualquer alimentação, a mãe apenas os "cobria" sem os alimentar.
- No entanto, não recomendarei assa "paparoca" na totalidade, pois não tenho a certeza da total eficácia.
- Na resposta 89, encontrará essa "paparoca" quase a 100% daquela que utilizei. No entanto, caro amigo, se nem sequer soube por si próprio "inventar teóricamente" a hipótese da criação de canários da forma como os Japoneses (eventualmente) estarão a criar canários, o melhor é não se meter nisso - Colombo colocou o ovo de pé, depois dele estar cozido, e não em CRÚ - que é como estará ainda o meu caro virtual amigo no que diz respeito a criação de canários -isto dito sem qualquer sentido crítico, apenas outrossim se trata de uma constatação !!!
Um abraço,
Luís Pires - Ovar (Portugal)

(101) 29-Dez-98
Nome: Luciano
Localidade: São Paulo - Brasil
Pergunta:
Gostaria de saber se a canária da terra de origem nacional pode ser cruzada com outra espécie de canário?


Resposta:
Quase todas as Aves são compatíveis em se acasalarem. No entanto, quase todos esses cruzamentos originam o nascimentos de Híbridos estéreis, como é o caso do acasalamento do canário com o pintassilgo. Se o Canário da Terra não for da Ordem dos SERINUS, os filhotes serão os "Chamados Travessos" estéreis.
Um abraço,
Luís Pires (Ovar - Portugal)


© Copyright AAG/2007