| Início | Raças de Canários | Fotografias | Reprodução | Alimentação | Saúde | Gaiolas | Mercado | Sexagem | Links |

Respostas às questões colocadas

Novas Questões e/ou Comentários
Outras Perguntas e Respostas -Pág. 13   Pág. 12  Pág. 11   Pág. 10  Pág. 9   Pág. 8  
Pág. 7   Pág. 6   Pág. 5 Pág. 4 Pág. 3 Pág. 2  Pág. 1

(139) 29-Jun-2002
Nome: Rui Costa
Localidade: Coimbra - Portugal
Pergunta:
Estou aki com 1 duvida...
Os canários reproduzem e vivem normalmente estando em contacto com periquitos mesmo em gaiolas separadas...???

Resposta
Os periquitos não são bons companheiros para os canários. E esta afirmação pode justificada de várias formas: os periquitos são muito agressivos e, por isso , podem matar os canários; os periquitos cantam mal (se é que cantam) e por isso são uma má influência para os canários; a alimentação é diferente e por isso tem que se colocar comedouros para cada um deles. Num viveiro grande pode ser que consigam conviver mas não é garantido. Em gaiolas separadas ultrapassa-se o problema da agressividade mas o da má influência para o canto mantém-se. Se não há nenhum objectivo de conseguir canários com canto refinado, não vejo porque não ter canários e periquitos e até outras variedades de aves. Eu já tive canários, periquitos, rolas, melros e pintassilgos.
A situação muda quando se quer ir um pouco mais além na canaricultura. Aí não só se recomenda que o criador se dedique só aos canários mas ainda mais, que se dedique só a uma raça ou, no caso da criação de canários de cor, a canários de uma ou duas categorias. 
Aníbal Gonçalves
Portugal

(138) 23-Jun-2002
Nome: Daniel
Localidade: Rio de Janeiro  Brasil
Pergunta:
Oi meu nome é Daniel e tenho duvidas sobre a criação de canários!!
Tenho um canário que vivia sozinho e cantava muito agora que juntei na gaiola de cria com a fêmea ele parou de cantar já tem mais de uma semana e nem ela faz o ninho e nem ele canta!!!
Qual a época aqui no brasil de acasalamento???
Fiz algo errado??? O que pode estar acontecendo e como devo agir???
Obrigado e um grande abraço
Daniel!!!


Resposta
Olá Daniel
Estás com o nervosismo próprio dos principiantes. Não fizeste nada de errado e também não és tu quem tem de fazer tudo. Tem calma, e deixa a natureza animal fazer o resto. A maior parte das vezes funciona. Quando não funciona por vezes é necessário trocar o macho ou a fêmea. Ainda é cedo para isso. A época de criação aí no Brasil ainda não começou mas está próxima. No mês de Junho talvez as coisas corram doutra forma e estejas mais contente. É natural que o macho deixe de cantar. Não quer dizer que nada está mal simplesmente não tem necessidade de atrair uma fêmea que está mesmo ao lado dele.

Aníbal Gonçalves
Portugal

(137) 14-Jul-99
Nome: Wagner de Oliveira
Localidade: Sao Paulo - Brasil
Pergunta:
Olá
Acabei de comprar um casal de vermelho mosaico. São dois lindos exemplares, o macho tem a máscara bem definida e com o vermelho bem acentuado, mas, percebo que seu piado é muito "rouco", compreio-o ontem e ainda não o vi cantar. Gostaria de saber se isso é normal e como irei começar a criação no final do mês de julho e começo de Agosto, gostaria de saber se essa rouquidão poderá atrapalhar o cruzamento.
Desde já agradeço sua costumeira atenção.
Grande Abraço
Wagner de Oliveira

Resposta
Olá sr. Wagner
    Se o facto do canário estar "rouco" significa que está doente, então a reprodução está em perigo. Um canário doente não deve ser utilizado para a reprodução, até porque se está doente, está fraco e a reprodução vai enfraquece-lo ainda mais o que pode causar a sua morte. Aquilo que define como "rouco" pode também ser resultado de alguma corrente de ar a que a pobre ave esteve sujeita ou até a falta de habilidade natural da ave para cantar (não é muito normal em canários).
     O meu conselho para quem procede à compra de canários é de que tomem em atenção: as penas, brilho, cor etc., às patas, à respiração, ao canto, à movimentação, à alegria, ao estado de magresa ou não, etc. das aves que vão comprar. Depois de estarem em casa pode já ser tarde.
    Também acho que para começar a criação no final deste mês já é muito tarde para proceder à compra dos reprodutores. Então a preparação para a reprodução?
Um abraço
Aníbal Gonçalves
Portugal

(136) 09-Jul-99
Nome: Sergio Correa
Localidade: ( ) - Brasil
Pergunta:
Prezados,
Gostaria de uma ajuda de vocês para o problema abaixo pois sou novo na criação de canários. Possuo vários casais em minha casa no Rio de Janeiro: Belgas, Roller e Gloster.
Uma femêa de belga, após acasalamento, colocou 1 ovo. Após 3 dias, um novo ovo e no 5 dias após um último ovo.

Em uma semana, um dos ovos apareceu na gaiola, perfurado e vazio. Não sei o motivo.
No 15 dia, nasceu o primeiro filhote, sendo alimentado pela fêmea. O macho apenas a alimenta.
No quarto dia do nascimento, o filhote apareceu morto, com uma pequena perfuração na altura do pescoço. Qual pode ter sido a causa?
Até hoje o filhote do último ovo ainda não nasceu, isso é normal?
Além disso, devo deixar o macho junto da femêa, após o nascimento do primeiro filhote?

Existem outros casais que mesmo juntos (gaiolas separadas) não fazem o ninho e a femêa costuma evitar o macho. É normal?
Costumo alimentar meus passáros com ração Trill, inclusive c/mel, e vitaminas amarela e vermelha. Dou tambem jiló.
Grato,
Sergio Correa

Resposta:
Olá
O meu amigo Mário Cruz enviou-me as suas questões sobre os canários.
1.ºNão é normal a fêmea demorar tantos dias para um novo ovo. Normalmente é no dia seguinte. Com esse intervalo seria impossível os filhotes sobreviverem todos pois quando o último nascesse o primeiro já estaria muito crescido.
2.º É claro que desconfia do macho. Quer com o ovo quer com a morte do filhote. É possível... E se assim for deve arranjar outro macho porque ele voltará a fazer o mesmo. Mas para ter a certeza deve observá-los numa nova postura. Coloque a a gaiola num local onde possa acompanhar o que se passa para assim tirar alguma conclusão.
3.º Não há regras 100% válidas para os acasalamentos. Eu por vezes separo o macho da fêmea. A fêmea fica a chocar os ovos e o macho fica junto dos filhos a acabar a sua criação e a ensina-los a comer. Antes ou quando se dá a eclosão dos ovos, volto a colocar o macho junto da fêmea. Isso funciona bem com os meus canários o que não significa que seja válido para todos.
Um abraço de Portugal
Aníbal Gonçalves

(135) 30-Junho-99
Nome: Renato Rodrigues
Localidade: Paraná - Brasil
Pergunta:
Primeiramente gostaria de elogiar o SITE, pelo belo serviço prestado junto aos "LOUCOS POR CANÁRIOS" (COMO EU).
A minha pergunta é o seguinte eu tenho um casal de canários, que estão separados em gaiolas distintas, o macho, logo após a muda começou a cantar o dia inteiro, mas estou achando que o som esta muito baixo, isto é normal?

Resposta
Olá Quem pode dizer se é normal é o Renato.
Cada ave ou seja cada canário tem a sua intensidade e até variedade de canto tal qual como nós humanos.
Eu consigo distinguir quase todos os meus canários  pela intensidade e variação do canto.
Como era o canto dele antes de mudar a pena?
Não esteve sujeito a correntes de ar?
Cumprimentos de Portugal
Aníbal Gonçalves

(134) 30-Junho-99
Nome: Abelardo
Localidade: () - Brasil
Pergunta:
Prezado senhor,
Este seu Site, quando se refere a Canários são os chamados Canários Belga???
Comprei um canário Amarelo intenso, com a plumagem toda amarelinha sem falhas gostaria que os filhotes saissem iguais, qual a cor da canária que devocomprar???
Os Canários podem comer Espinafre, Agrião, Giló?????

Abelardo

Resposta:
Olá
Como pode ter reparado eu sou Português. Em Portugal não há canários da terra e por isso não temos de chamar Belgas a nenhuns canários. Nem sequer sei o que são canários Belgas. Penso que no Brasil se entende que os canários que vêm do estrangeiro são canários Belgas, é isso? Se é, a expressão não é verdadeira porque poucas raças são originárias da Bélgica mas sim da Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália.
Nas ilhas dos Açores temos o canário original que deu origem a todas as raças de canários que existem na Europa. Esses sim são chamados canários da terra. Ainda não percebi bem as designações usadas no Brasil.
Estou a pensar comprar um livro do Brasil para assim compreender melhor.
Para um canário amarelo intenso penso que a melhor escolha é uma canária amarelo nevado.
Penso que sei o que é gilo. Devem comer sim. Eu também dou aos meus canários osso de choco, carvão, e principalmente maçã e couve.
Muitos meus amigos dão  cenoura e alface.
Um abraço
Aníbal Gonçalves


Pergunta(s):
Realmente (Belga), deve ser para classificar os canários estrangeiros designa-se também Canário do reino, que deve ser da Inglaterra.
Osso de choco o que é???
Um Abraço
Abelardo

Giló e uma hortaliça (verdura) de cor verde, menor um pouco do que um ovo. Será que é o mesmo que osso de choco??
Espinafre, agrião você conhece???
E o Famoso Painço português, tenho comprado aqui lacrado como importado, deve ser dado só no Inverno???
Posso dar couve todos os dias, ou somente uma vez na semana???
Você faz a mistura das sementes (colza, alpiste, linhaça, aveia etc) ou coloca em comedouros (vasilhas) separadas.

(133) 30-Junho-99
Nome: Felipe Pinto da Costa e Silva
Localidade: RG - Brasil
Pergunta:
Caro amigo,
Desculpe tomar o seu tempo, mas ja tentei outros endereços, e infelizmente, não obtive resposta, espero poder contar com sua ajuda noque for possível.
Sempre tive fascinio por canarios, apesar de ser leigo , e somente agora comecar a me informar. Tenho como meta, comecar a criar, e penso em montar um viveiro. Gostaria de saber se vc se encomodaria de tirar minhas duvidas, e meajudar?
Sou do Rio de Janeiro, acabei de adquirir um Canario do tipo Gloster , sem topete, e ja encomendei uma femea, c/ topete, eu o comprei com um criador daqui. Gostaria de saber se esse tipo , precisa de alguma alimentacao especial, que tipos de verduras sao mais indicadas, etc...,enfim, tudo que puder me dizer sobre o tipo.
Quanto a minha outra pergunta, é sobre o viveiro, tenho uma fazenda na qual costumo passar alguns fins de semana, e como tenho espaço lá , sobrando, tenho vontade de montar um viveiro relativamente grande lá. Minha idéia é por plantas, pequenas árvores, uma hortinha com legumes que os canarios gostem, posso encanar água e fazer um lugar com água fresca, enfim, criar um ambiente natural pra eles. O clima la é parecido com o de Petropolis, mas um pouco menos frio. Seria isso possivel? Que conselhos o senhor pode me dar? Bem, por enquanto vou ficando por aqui, pois nao quero ocupar muito do seu tempo. Se eu fosse querer tirar todas as minhas duvidas agora, ia demorar até amanha.
Aguardo ansiosamente,
Obrigado pela atencao,
um forte abraco,
Felipe

Resposta:
Olá Felipe
Que eu saiba o Gloster não necessita de alimentação especial, e tudo o que eu te poderia dizer já está escrito na página.
Vejo que tiveste atenção na escolha do casal mas na reprodução em viveiro isso não é possível. Num viveiro os canários vão-se reproduzir sem qualquer controlo de topete ou não, intensivo ou não etc. Por isso não é de esperar muita qualidade dos animais saídos do viveiro.
Quanto à temperatura... é muito difícil para mim em Portugal responder sobre isso, apenas sei onde fica o Brasil no mapa. Posso dizer que aqui onde moro, cai bastante neve e os meus canários aguentam sem problemas e sem grandes protecções. Grandes países criadores de canários como a Alemanha e a Inglaterra são bastante frios. Claro que todos os viveiros devem ter uma parte coberta. Gosto da ideia do viveiro... também gostava de poder ter um, podes aproveitar e colocar também no viveiro outras aves (atenção à escolha) como o curió que eu sei que aí no Brasil gostam muito.
Um abraço
Aníbal Gonçalves

(132) 15-Mai-99
Nome: Wilson Maia
Localidade: Jaraguá - São Paulo - Brasil
Pergunta:
Prezado Amigo
Venho por meio desta parabenizá-lo pelo site.
Não sou um criador de canário propriamente dito, tenho apenas 10 aves em casa; mas desde adolescente gosto muito de canários; mas nunca soube nada sobre eles.
Foi pesquisando na Internet que encontrei este site, aí descobri que ave maravilhosa que é esta, fiquei com vontade de saber tudo sobre canários e aprendi muito neste site. Aprendi em um mês, pesquisando este site, o que não aprendi em muitos anos da minha vida de criador (somente apaixonado).
Parabéns mais uma vez, e com toda a humildade de criador (apaixonado) venho lhe fazer algumas perguntas: Tenho 10 canários (8 machos e duas fêmeas) não são todos da mesma espécie, tem algum problema mantê-los juntos? Tenho que me especializar em somente uma espécie ou não há problema demisturá-las.
Cordialmente
Wilson S. Maia

Resposta:
Olá Sr. Maia, olá a todos...
Obrigado pelos elogios à página, ela é fruto de muitas horas de trabalho e da boa vontade de algumas pessoas que me têm ajudado.
Um criador "profissional" diria que aquilo que o sr. faz é uma barbaridade... eu não sou tão estremista.
- Para ter 10 aves numa gaiola, ela deve ser gigantesca para que cada ave tenha direito ao seu espaço próprio.
- Não acho boa ideia principalmente por se tratar de canários de raças diferentes. Não tem qualquer controle sobre a reprodução o que vai estragar a descendência.
- A proporção de machos e de fêmeas é muito desigual. Calculo que tenha 10 machos porque gosta de os ouvir cantar, mas eles cantam muito mais se estiverem em gaiolas separadas.
- Se pretende ir mais longe como criador... inscrever canários em exposições etc. está num caminho totalmente errado.
- Se é criador por puro prazer, como é o meu caso, e quer manter as aves juntas no viveiro, deve escolher por canários da mesma raça, por exemplo de cor. Os canários vivem muito bem com outros fringilídeos, como o pintassilgo (não lhe posso dar exemplos do Brasil, que não conheço). Se a gaiola for mesmo grande pode até conseguir híbridos ou travessos, como aqui se chamam, que são muito apreciados e bem pagos.
- Volto a chamar a atenção para o espaço... muitas aves juntas em pouco espaço, pode ter muitos problemas principalmente na época da reprodução.
   Quanto às suas outras questões, seguiram para o sr. Luís, não sei se ele lhe irá responder, não se esqueça (e todos os outros) que nós estamos em PORTUGAL, não é fácil para nós responder a muitas questões que nos chegam do BRASIL e que são 95% delas. É necessários que os criadores mais experientes do BRASIL colaborem também... toda a ajuda é bem vinda.
Um abraço do outro lado do Atlântico
Aníbal Gonçalves
Portugal

(131) 20-Fev-99
Nome: Carlos
Localidade: (  ) - Brasil
Pergunta:
Prezado amigo
Mais uma vez obrigado pela resposta. Me ajudou muito. Li toda a sua página, todas as perguntas e respostas simplesmente muito boa!!
Mas estou com uma dúvida, que não lembro de ter lido a respeito. Os filhotinhos nasceram.  De cinco ovos nasceram 4 filhotes hoje estão com 4 dias. Acontece que o macho quer acasalar com a fêmea!!!
Ele alimenta bem os filhotes, da comida pra fêmea quando ela está no ninho mas..... De vez em quando insiste em copular com ela que obviamente não aceita
O meu medo é que eles nesta hora, ele tentando e ela fugindo, machuquem os filhotes....   Repito ele alimenta muito bem os filhotinhos!!!
Devo separa - los?
Existe o perigo dela ceder ao desejo dele e iniciar nova postura, abandonando o ninho????????????????
Existe o perigo de machucarem os filhotes.?
É comum isto acontecer?
Devo aproveitar este macho na próxima temporada?
Existe o perigo dela abandonar o ninho se eu separar o macho?????
Os filhotes se desenvolvem normalmente se só a fêmea alimenta-los.
Desculpe por este monte de perguntas!! Mas é tão bom ter alguém em quem confiamos pra ajudar a gente nos momentos de dúvida!!!
Muito Obrigado
Adorei o cartão de Natal..... Feliz 1999....!!! Muita saúde e Paz!!!
Abraços
Carlos


Resposta:
Olá Carlos
A minha resposta vai muito atrasada e por isso já não vai servir de nada para o problema mas pode servir para o próximo.
Os canários são como os humanos, há boas mães e menos boas mães e o mesmo se passa com os pais. Devemos observar os canários e conhecer o seu comportamento. Há machos que criam melhor os filhos de que as fêmeas mas também os há que têm que ser retirados mesmo durante o choco porque tentam acasalar com as fêmeas em cima dos ovos. Claro que ele pode levar a fêmea a abandonar o ninho mas mais uma vez, isso também depende dela. Também existe o perigo de machucarem os filhotes e até de os fazerem cair do ninho na briga.
Se se separar o macho ele deve ser colocado fora da vista da fêmea.
Em princípio a fêmea consegue criar os filhotes, é claro que é mais desgastante para ela e devemos ter isso em atenção no números de criações que lhes deixamos fazer.
Tudo o que lhe disse é muito subjectivo, a mesma acção com duas fêmeas diferentes pode ter resultados diferentes por isso deve estar atento e conhecer bem os canários.
Um abraço e... mil desculpas pelo atraso
Aníbal Gonçalves (Portugal)


© Copyright AAG/2007